Todo ano eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TER-MS), abre inscrições voluntárias para pessoas que queiram trabalhar durante o dia do pleito, como mesário, ou na questão de logística. A chefe do Cartório Eleitoral de Três Lagoas, Juliane Guimarães, afirmou que o trabalho não é remunerado, porém pode trazer benefícios aos voluntários.
Quem trabalhar no pleito poderá ganhar dois dias de folga para cada dia convocado pela Justiça Eleitoral. Ele também tem direito ao auxílio-alimentação no dia da eleição, certidão a serviço da Justiça Eleitoral, desempate em concursos públicos, observados os critérios já previstos em leis ou regulamentos. Para quem é universitário, as horas trabalhadas no dia das eleições podem ser contabilizadas como atividade extracurricular em dobro. Por fim, eles podem ter a isenção de pagamento de valores, a título de inscrição nos concursos públicos estaduais e municipais de Três Lagoas”, explicou.
Segundo o TRE-MS, a convocação dos mesários que vão atuar nas eleições acontece entre os dias 5 de julho e 3 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.tre-ms.jus.br/eleitor/mesario-voluntario. Em Três Lagoas também é disponibilizado um número de WhatsAPP, que é o (67) 3521-7761.
Veja mais detalhes no vídeo: