Pelo menos 8 mil agentes de segurança estadual estão trabalhando nesse segundo turno das eleições em Mato Grosso do Sul para garantir a segurança da votação dos eleitores sul-mato-grossenses. “Neste fim de semana, todo o efetivo da Polícia Militar e Polícia Civil foi escalado. Acredito que esse 2º turno será bem tranquilo, sem alterações”, explica o secretário- adjunto da Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejsup), coronel da PM, Ary Carlos Barbosa.
Segundo o secretário-adjunto cerca 8 mil homens e mulheres atuarão na segurança pública em Mato Grosso do Sul e a “Operação Eleições 2022” conta com a apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), órgãos estaduais de inteligência, além da PRF. “ Já tivemos muitas denúncias de boca de urna, facilitação, compra de voto, mas nada comprovado. Todo nosso efetivo está empenhado para que esse segundo turno das eleições transcorra na tranquilidade”, falou.
O monitoramento dos casos de crime eleitoral está sendo feita pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e segundo o secretário adjunto o “ Ciops faz com que a gente tenha uma sensação de paz para cuidar da sociedade”.
Caso o eleitor presencie algum crime eleitoral pode denunciar o caso pelos telefones 188, 190 e 193