Veículos de Comunicação

3

CESP abre comportas da Usina de Jupiá

Em nota, a empresa informou que a medida é para controlar o nível do reservatório devido ao aumento da vazão afluente

A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) abriu as comportas dos reservatórios da Usina Engenheiro Souza Dias (Jupiá) por conta das chuvas dos últimos dias. Em nota, a empresa informou que a medida é para controlar o nível do reservatório devido ao aumento da vazão afluente –  recebida pelo reservatório –  em decorrência das chuvas ocorridas nos últimos dias na região sudeste. Essas chuvas elevaram os volumes de água nas bacias dos rios Paranaíba e Grande, formadores do rio Paraná. A vazão defluente média (vazão total liberada) em Ilha Solteira, até dia 1º de fevereiro, será da ordem de 8.000 m³/s. 

Enquanto que, nas usinas de Jupiá e Porto Primavera as comportas já estão abertas para controle de nível. Esses reservatórios, segundo a Cesp, operam na condição de “fio d’água”, em que a vazão que chega a usina é praticamente igual à que sai. A empresa informou que hoje a vazão defluente média em Jupiá será da ordem de 11.000 m³ por segundo. Em Porto Primavera, a vazão será um pouco maior, 13.000 m³/s.

A empresa explicou que as informações sobre a situação dos reservatórios do rio Paraná já foram repassadas aos municípios ribeirinhos por meio do Boletim Informativo de Vazões (BIV). Além das Prefeituras, também foram informados sobre o plano de vazões órgãos como Defesa Civil, Agência Nacional de Águas (ANA) e Corpo de Bombeiros.

O boletim também está disponível no site CESP (www.cesp.com.br), por meio do link Operação dos Reservatórios. Nesse mesmo link, estão disponíveis informações em tempo real e dados históricos de cada usina da Companhia.