Embora as eleições de 2016 ainda estejam longe, muitos são as especulações de quem será o sucessor da prefeita Márcia Moura (PMDB). Entre os nomes cogitados para assumir a Prefeitura de Três Lagoas, está o do presidente do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE/MS), Cícero de Souza.
Cícero de Souza estará a partir do dia 2 de novembro alcançado pela aposentadoria compulsória por completar 70 anos. No dia 31 de outubro, próxima sexta-feira, deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado o ato de sua aposentadoria, quando, então, deixará a presidência do Tribunal de Contas do Estado. Embora sem filiação partidária, por contingência do cargo que exerce, o seu nome está sendo cogitado para disputar a prefeitura, considerando-se a sua vasta experiência política e administrativa , tanto como ex-presidente da Assembleia Legislativa, como presidente do Tribunal de Contas do Estado. Na manhã de ontem, Cícero de Souza concedeu entrevista ao Jornal do Povo e não descartou essa possibilidade.
Cícero disse que deixará o Tribunal de Contas do Estado com a sensação do dever cumprido. Desempenhou durante treze anos as funções de Conselheiro, sendo que neste período presidiu o TCE durante oito anos.Ele destacou que informatizou o Tribunal de Contas do Estado, quando na sua administração implantou o Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração dos funcionários, proporcionando diversos cursos de capacitação aos servidores e seus jurisdicionados, integrantes das equipes técnicas das secretárias de Finanças dos municípios e do Estado, principalmente.
Construiu uma sala forte no TCE, onde todos os materiais e documentos do órgão estão guardados. Além disso, edificou uma creche para atender aos filhos dos funcionários do TCE , além de ter ampliado a sua sede. Implantou ampla área de lazer com piscina, campo de futebol para o sindicato dos funcionários, entre outros serviços e ações que foram executadas ao longo do período em que esteve à frente da presidência.
Antes de ir para o Tribunal de Contas do Estado, Cícero de Souza foi deputado estadual por quatro mandatos, ou seja, esteve durante 16 anos na Assembleia Legislativa. Cicero destacou que não pretende se aposentar, apenas, vai deixar o cargo no tribunal, conforme determina a legislação. “O que não pode é um homem ficar parado, sou um visionário e gosto de trabalhar”, adiantou.
PREFEITURA
Quanto à possibilidade de disputar a Prefeitura de Três Lagoas, Cícero disse que está preparado para ser prefeito. Entretanto, ressaltou que é cedo ainda para discutir sobre esse assunto, pois faltam dois anos para a eleição municipal. Ainda de acordo com o presidente do TCE, é preciso aguardar a reforma política anunciada pela presidente reeleita, Dilma Rousseff, para afirmar qualquer coisa, até porque poderá ocorrer a prorrogação dos mandatos municipais para ocorrer a coincidência eleitoral, quando se votará para presidente da República até vereador.
Entretanto, destacou que, caso venha disputar a Prefeitura de Três Lagoas, não será um mero marcador de folha. “Caso eu seja candidato, é para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico de Três Lagoas, para melhorar a saúde, a educação, segurança, a fim de que o povo se sinta feliz”, ressaltou.
Apesar de o seu nome ser um dos mais cotados, Cícero disse que existem outras pessoas em Três Lagoas com condições e preparo para ser prefeito. Ele comentou que já recebeu convite para se filiar em vários partidos, mas que ainda não se filiou, porque ainda esta no Tribunal de Contas. “Recebi convites para ser candidato ao governo, ao Senado e a deputado, mas vamos aguardar, assim que deixar o TCE, vou analisar os convites”, destacou.
Questionado se pode deixar Campo Grande, para um projeto político futuro, Cícero disse que “nunca abandonou” Três Lagoas, já que o seu título de eleitor ainda é do município, onde ele faz questão de votar em todas as eleições. Embora possua empreendimento rural em Água Clara, disse que em Três Lagoas é um dos maiores investidores na área de imóveis urbanos. “Tenho residência fixa em Três Lagoas, sempre estou ai. Sou um dos maiores investidores em empreendimento de imóveis urbanos em Três Lagoas”, salientou.