O vereador de Campo Grande, professor André Luís (Rede) protocolou junto a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores pedido de instauração de abertura de processo disciplinar contra o vereador, Dr Sandro Benites (Patriota), com a finalidade de apurar a participação do parlamentar em atos antidemocráticos praticados em frente ao Comando Militar do Oeste (CMO), em Campo Grande. O requerimento foi registrado sob o número 15199, com o número de protocolo 25719/2022, às 10:10:48.
“Esse movimento está em frente a um comando militar com clara conotação de golpe militar, não tenha dúvidas quanto a isso. É muito chato a gente ver colegas nosso como o vereador Sandro Benites, tomar parte dessa situação. Eu de uma maneira muito constrangida e envergonhada me sinto na obrigação de apresentar o pedido de processo disciplinar”, informou o parlamentar André Luís.
A justificativa do pedido é que no dia 2 de novembro o “vereador Sandro Benites participou de manifestações de apoiadores do candidato derrotado à Presidência da República, Jair Messias Bolsonaro, no sentido de pressionar as Forças Armadas nacionais, mais explicitamente, o Exército Brasileiro, aplicar um Golpe de Estado – ato que os participantes do movimento chamam de Intervenção Militar – com o intuito de impedir a posse do presidente eleito Luis Inácio Lula Da Silva. {..} utilizou de um carro de som para discursar a favor de um golpe de estado, colocando nossa consolidada democracia em risco, além de manter suas mídias sociais postagens de igual teor”.
Ainda no requerimento consta com a transcrição de um vídeo onde o parlamentar divulgou em suas redes sociais apoiando a intervenção militar. “Todo mundo! General Davi, nós Campo-grandenses, patriotas, humildemente, pedimos socorro, nos livre desse mal, e juntos não aceitamos ser governados por um ladrão, por um narcotraficante, nos ajude General, é o que pedimos hoje, em nome da pátria, Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. ”, diz Sandro Benites em discurso gravado em vídeo.
Durante a sessão onde foi protocolado o pedido o presidente da Casa de Leis municipal, vereador Carlão Augusto Borges, conhecido como Carlão, tentou apaziguar os ânimos dizendo que "esse momento não é de briga e sim de paz, tenho certeza que tudo vai se encaminhar para que o Brasil volte à normalidade".
A equipe de reportagem da CBN Campo Grande procurou o vereador Sandro Benites que informou que ainda não recebeu o requerimento e logo que estiver em mão da sua equipe jurídica vai emitir uma nota para imprensa.
“Eu não tive acesso ainda {requerimento}, mas até amanhã nos teremos esse acesso e meu jurídico vai avaliar. Faz parte da Democracia se ele acha que … Vai ser avaliado pela Mesa Diretora, se for o caso vai ser encaminhado ou não para o Conselho de Ética e tem os tramites lá da Casa, do Regimento da Casa. Então vamos aguardar. Assim que o meu jurídico tiver um parecer eu solto uma nota para imprensa”, explica o parlamentar.