Com uma equipe essencialmente técnica, o governador eleito, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (18) os oito integrantes da equipe de transição e o prazo, até o dia16 de dezembro, para apresentar o resultado e anunciar o seu secretariado.
Como a CBN Campo Grande já havia adiantado, foram escolhidos para fazer parte da equipe de transição o vice-governador eleito, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia; a secretária de Estado de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Araujo Nardes.
As novidades foram o secretário adjunto de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Flávio César Mendes de Oliveira; o chefe do Tesouro, Fábio Alexandre de Castro; a gerente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Sandra Amarília; o superintendente de Gestão Estratégica Thaner Castro e o secretário-adjunto da Secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna.
“Nós vamos discutir a nova estrutura do governo. Vamos ver os prazos legais e vamos respeitar o que vai valer a partir do dia 1° de janeiro. Vamos ouvir também a sociedade. A comissão é muito técnica e pequena, mas tem grande interlocução com a sociedade. Essa equipe vai bater o martelo junto com a Assembleia para a nova estrutura do governo. A equipe vai falar com vários seguimentos: econômico, social, indígena, quilombola, terceiro setor. Todas as áreas serão ouvidas. A equipe é muito dinâmica. Hoje já vamos começar os trabalhos, mas oficialmente será amanhã com a publicação em Diário Oficial e termina no dia 16 de dezembro. Tem prazo para começar e terminar e qualquer anúncio sobre quem vai compor o secretariado ocorrerá após o dia 16 e antes do Natal.”, explica o governador eleito Eduardo Riedel.
O grupo de transição é composto por oito integrantes, sendo quatro da equipe do governo do Estado (Ana Carolina Ali Garcia, Ana Carolina Araújo Nardes, Flavio César, e Fábio Alexandre de Castro) e quatro da equipe de Riedel (Barbosinha, Sandra Amarilia, Thaner Castro e Ricardo Senna).
O governador Reinaldo Azambuja explica que o objetivo da equipe de transição é fazer todos os relatórios, contas, compromissos e contratos para que no dia 16 de dezembro possa ser entregue um relatório final com as informações necessárias para o novo governo atuar. “Toda a situação fiscal do governo será mostrada nesse relatório de transição que sanará qualquer dúvida que a equipe e o Eduardo tiverem do governo. O relatório será apresentado também para os órgãos de controle como: Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União”, disse Azambuja.
O receptivo do governo do Estado, localizado dentro do Parque do Prosa, em Campo Grande, servirá de escritório para que a equipe de transição e o governador eleito possam fazer os trabalhos e receber as aoutoridades para que seja feita uma transição tranquila.