A professora Iara Neves, do PT, primeira suplente do partido assumiu ontem (20) a vaga de vereadora no lugar de Gilmar Garcia Tosta (PSB) que perdeu o mandato na semana passada por infidelidade partidária.
Iara assumiu o cargo na última sessão ordinária desta legislatura. A petista ainda participa de uma sessão extraordinária marcada para sexta-feira (23).
A professora disse que a sensação é de realização, mesmo que permanecendo no cargo por pouco tempo. “Fico feliz, pois estou representando as pessoas que me apoiaram e fazendo uma homenagem ao Estatuto e o Código de Ética do PT, preveem a perda de mandato em caso da pessoa deixar a legenda, como ocorreu”, declarou.
A professora vai permanecer no cargo por pouco dias, já que dia 1º de janeiro de 2017, Gilmar assume novamente o cargo porque foi reeleito e Iara não conseguiu ser eleita .
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato de Gilmar em razão de uma ação movida na Justiça pelo diretório municipal do PT de Três Lagoas em novembro do ano passado.
O diretório levou em consideração a legislação eleitoral, que define o mandato como pertencente ao partido e não ao candidato. Gilmar poderia ter trocado de partido desde que fosse para uma agremiação nova.