A obra do anel rodoviário, que será construído para desviar a BR-262 do perímetro urbano, ou seja, da avenida Ranulpho Marques Leal, deve começar somente em 2016. O recurso previsto para a execução desta obra, não foi incluído no Orçamento da União para 2015, em razão do estudo de viabilidade técnico- econômica e ambiental não ter sido concluído a tempo. Embora, o Orçamento Geral da União não tenha sido até hoje provado pelo Congresso Nacional.
O atraso para o início do estudo ocorreu em razão da troca de diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). Segundo o diretor do Dnit local, Milton da Rocha Marinho, o estudo de viabilidade técnico- econômica e ambiental foi iniciado em novembro de 2014 e, após recesso de final de ano, a empresa retomará os trabalhos na próxima semana.
Segundo Marinho, a empresa já realizou vários levantamentos, inclusive o de definição do novo traçado rodoviário,que deverá estar concluído no prazo de 90 dias. O traçado do anel rodoviário será o mesmo sugerido no levantamento feito pelo próprio Dnit local, começando no acesso da ponte rodoviária, passando pelas proximidades da Cargill, onde um viaduto será construído em razão da linha férrea e do bairro de Jupiá, passando pela fazendo São João, entre outras propriedades, até chegar à BR-262, pouco depois da Fazenda Rodeio,onde fará contorno passando por outras propriedades até chegar a BR-158, no quilômetro 254.
De acordo com o engenheiro do Dnit, as conversações com os proprietários de áreas por onde o anel rodoviário vai passar, estão bem adiantadas. Assim que esse estudo for concluído, Marinho disse que, com base nas informações do levantamento, será elaborado o projeto executivo de como será o empreendimento, estabelecendo, inclusive, o valor da obra. O engenheiro do Dnit local espera que, até o final deste ano, o processo de licitação seja autorizado. Os recursos para sua a execução serão os previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Os primeiros estudos para a implantação do contorno rodoviário começaram em 2009, com o levantamento de estatísticas de acidente e cálculo da projeção do acréscimo de veículos que iriam trafegar nas rodovias BR-262 e BR-158, em consequência da construção das fábricas de celulose, instaladas em Três Lagoas, assim como da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados.Esse novo traçado rodoviário, irá interligar a BR-262 até a BR-158, sem a necessidade dos veículos trafegarem pela avenida Clodoaldo Garcia, ou pela avenida Ranulpho Marques Leal.A ideia do contorno rodoviário é evitar que veículos pesados trafeguem pelas vias do perímetro urbano. Por exemplo, quem vem do Estado de São Paulo, pela Usina Hidrelétrica de Jupiá, também não teria a necessidade de passar pela avenida Ranulpho Marques Leal.