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Três Lagoas

Construção do anel rodoviário será em 2016

Recurso da obra não foi incluído no Orçamento da União para 2015

Veículos pesados continuarão passando pela avenida Ranulpho Marques Leal, em 2015 - Arquivo/Jornal do Povo
Veículos pesados continuarão passando pela avenida Ranulpho Marques Leal, em 2015 - Arquivo/Jornal do Povo

A obra do anel rodoviário, que será construído para desviar a BR-262 do perímetro urbano, ou seja, da avenida Ranulpho Marques Leal, deve começar somente em 2016. O recurso previsto para a execução desta obra, não foi incluído no Orçamento da União para 2015, em razão do estudo de viabilidade técnico- econômica e ambiental não ter sido concluído a tempo. Embora, o Orçamento Geral da União não tenha sido até hoje provado pelo Congresso Nacional.

O atraso para o início do estudo ocorreu em razão da troca de diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). Segundo o diretor do Dnit local, Milton da Rocha Marinho, o estudo de viabilidade técnico- econômica e ambiental foi iniciado em novembro de 2014 e, após recesso de final de ano, a empresa retomará os trabalhos na próxima semana.

Segundo Marinho, a empresa já realizou vários levantamentos, inclusive o de definição do novo traçado rodoviário,que deverá estar concluído no prazo de 90 dias. O traçado do anel rodoviário será o mesmo sugerido no levantamento feito pelo próprio Dnit local, começando no acesso da ponte rodoviária, passando pelas proximidades da Cargill, onde um viaduto será construído em razão da linha férrea e do bairro de Jupiá, passando pela fazendo São João, entre outras propriedades, até chegar à BR-262, pouco depois da Fazenda Rodeio,onde fará contorno passando por outras propriedades até chegar a BR-158, no quilômetro 254.

De acordo com o engenheiro do Dnit, as conversações com os proprietários de áreas por onde o anel rodoviário vai passar, estão bem adiantadas. Assim que esse estudo for concluído, Marinho disse que, com base nas informações do levantamento, será elaborado o projeto executivo de como será o empreendimento, estabelecendo, inclusive, o valor da obra. O engenheiro do Dnit local espera que, até o final deste ano,  o processo de licitação seja autorizado. Os recursos para sua a execução serão os previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os primeiros estudos para a implantação do contorno rodoviário começaram em 2009, com o levantamento de estatísticas de acidente e cálculo da projeção do acréscimo de veículos que iriam trafegar nas rodovias BR-262 e BR-158, em consequência da construção  das fábricas de celulose, instaladas em Três Lagoas, assim  como da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados.Esse novo traçado rodoviário, irá interligar a BR-262 até a BR-158, sem a necessidade dos veículos trafegarem pela avenida Clodoaldo Garcia, ou pela avenida Ranulpho Marques Leal.A ideia do contorno rodoviário é evitar que veículos pesados trafeguem pelas vias do perímetro urbano. Por exemplo, quem vem do Estado de São Paulo, pela Usina Hidrelétrica de Jupiá, também não teria a necessidade de passar pela avenida Ranulpho Marques Leal.