Veículos de Comunicação

3

Contorno Ferroviário deve ser entregue em julho de 2012

A expectativa é que a obra seja concluída daqui a cerca de dez meses

A capacidade do estádio será de 6.200 torcedores -
A capacidade do estádio será de 6.200 torcedores -

Durante viagem ao município de Três Lagoas onde participou do lançamento da pedra fundamental da empresa Brascopper hoje (15), o governador André Puccinelli fez uma visita técnica às obras do contorno ferroviário do município. André vistoriou a construção do viaduto de 60 metros de extensão que já está pronto, no cruzamento da BR-158, no sentido Três Lagoas – Brasilândia.  

 O governador foi acompanhado na visita pela prefeita Márcia Moura e a vice-governadora, Simone Tebet. Conforme André, a expectativa é que a obra seja concluída daqui a cerca de dez meses. “O cronograma físico da execução da obra esta dentro do programado. A previsão é de termino no mês de julho do ano que vem. Quero ver se Três Lagoas consegue adiantar um pouquinho e me dar a obra de presente no mês do meu aniversário”, comentou André.  

Durante a visita, o governador disse que assim como em Três Lagoas, a retirada dos trilhos da cidade para gerar mais segurança para a população também foi feita em Campo Grande, na época em que era prefeito. “O governo e a prefeitura estão atendendo ao empresariado construindo desta forma uma variante ferroviária. Depois a área de servidão por onde passavam os trilhos será urbanizada. A obra emblemática não é a construção do contorno, mas sim a urbanização da área de servidão que vai gerar mais qualidade de vida para a população”, ressaltou o governador. O investimento no anel da ferrovia consta no programa governamental "MS Forte – Ações para o Desenvolvimento".

A exemplo de Campo Grande e Três Lagoas, o governador disse que por onde vai o pedido também é o mesmo. “Foi na Capital, Três Lagoas e agora inúmeras cidades por onde passam os trilhos estão fazendo o mesmo apelo, ou seja, tendo o mesmo clamor que a população faz através dos prefeitos. Maracaju provavelmente será a próxima cidade”, informou.

De acordo com o engenheiro fiscal da obra do contorno, Dirceu Deguti, a terraplenagem está em fase de conclusão. Os dois viadutos – sendo um de 20 metros e outro de 60 metros – também já estão prontos. Os dormentes também já chegaram. 

A passagem inferior sobre a BR-262 também já está sendo coberta. Esta passagem é uma das principais obras de arte (estruturas de concreto para transposição em empreendimentos viários) do novo complexo ferroviário. Nesse local, ponto de chegada para quem trafega na estrada no sentido Campo Grande – Três Lagoas, os novos trilhos vão cruzar por baixo da rodovia. As estruturas de concreto também já estão prontas.

Contorno
O contorno ferroviário é uma obra emblemática do governo do Estado, realizada por meio de parceria entre governo federal, Ministério dos Transportes e DNIT, sendo de suma importância para o desenvolvimento urbano e para a economia do município. A retirada dos trilhos da região central gera mais segurança para motoristas e pedestres. O leito dos trilhos poderá ser urbanizado futuramente, e transformado em área de convívio para toda a população.

Com investimento aproximado de R$ 33 milhões, o contorno terá extensão de 12,4 quilômetros e ligação com o trecho Bauru/Campo Grande, viabilizando assim o escoamento da produção do Estado rumo ao porto de Santos.

Estádio Madrugadão
O governador também vistoriou hoje as obras da reforma do Estádio Benedito Soares da Mota, conhecido como "Madrugadão", com capacidade para dois mil lugares.

Com recursos do governo do Estado, da ordem de R$ 600 mil, está acontecendo também no município de Três Lagoas a construção de uma arquibancada pré-moldada no Estádio. A arquibancada que antes servia para acomodar 4.200 pessoas terá capacidade para 6.200 torcedores, espaço 47,6% maior. Em 2009, o governador André Puccinelli já havia entregue a iluminação e as saídas de emergências do estádio.