Nas eleições deste ano, 88.165 eleitores, em Três Lagoas, estão aptos a ir às urnas em outubro para eleger presidente e vice, governadores e vice, senadores, deputados federais e estaduais. Dos 88 mil eleitores, 53% são mulheres e 47% homens.
A maioria do eleitorado, 29,34%, tem ensino médio completo. Ensino fundamental incompleto aparece em segundo lugar com 23,68% do eleitorado, seguido por 14,99% com superior completo e 13,25% com ensino médio incompleto. Ensino fundamental completo representa 6,93% dos eleitores e superior incompleto 5,98%.
Leem e escrevem são 3,78% dos eleitores, o que representam 3.335 e analfabetos são 2,06%, o que equivalem a 1.818 pessoas. O aposentado Nercidi Alves Rodrigues tem 73 anos e nunca frequentou a escola, mas aprendeu a ler e escrever.
Ele conta que não teve oportunidade de estudar, porque quando era criança morava na fazenda e não tinha escola. Mas, apesar das dificuldades aprendeu com os amigos ler e escrever “um pouquinho”. Mesmo não tendo mais a obrigatoriedade de votar, ele diz que faz questão de comparecer na urna para escolher os seus representantes.
Sebastião Sobrinho de Andrade de 76 anos também conta que aprendeu ler e escrever “bem pouquinho”, mas faz questão de exercer o ato de cidadania e votar em todas as eleições. “Eu tenho que votar, é meu prazer”, destacou.