O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) informou nesta quarta-feira que a votação do processo de cassação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), deve acontecer na próxima terça-feira (10) no plenário do Senado.
O Conselho de Ética do Senado votou nesta terça-feira o parecer favorável à cassação do senador sul-mato-grossense. A análise do parecer pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa que deveria ocorrer nesta quarta-feira foi adiada para esta quinta-feira.
Durante a votação, os senadores justificaram que votaram pela cassação por entenderem que houve a quebra do decoro parlamentar.
Impeachment
Na próxima semana está prevista também a votação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. “Hoje eu conversei com o governador do Distrito Federal, para anunciar as medidas que o Senado vai tomar com relação à votação que ocorrerá na próxima semana. Havendo uma decisão na sexta-feira, nós vamos fazer a leitura da decisão na segunda-feira [9] e vamos marcar no prazo de 48 horas, portanto, para quarta-feira [11], a votação no plenário do Senado Federal”, comunicou Renan.
Caso seja aprovado o impeachment de Dilma, ela será afastada do cargo por 180 dias. Nesse período, quem assume o governo é o vice-presidente Michel Temer.