Com a proximidade do prazo final para a escolha do candidato a vice na chapa do tucano José Serra, aumenta a pressão do DEM para que o nome saia da legenda. O presidente nacional do partido, Rodrigo Maia, tem afirmado em reuniões reservadas com o comando da campanha que não irá aceitar a chapa pura, condição que era considerada apenas se o vice fosse o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves.
A preferência do DEM é pela ex-vice-governadora do Pará Valéria Pires Franco. Filiada ao partido, ela resiste por considerar que tem chances de vencer a disputa para o Senado. As pesquisas lhe dão 45% de intenção de voto. Nas últimas horas, dirigentes do DEM entraram em campo para tentar convencê-la.
Jornalista, Valéria chamou a atenção na última eleição por ter entrado na lista dos candidatos à prefeitura de capital mais ricos do país.
Ela declarou ao TSE patrimônio de R$ 7 milhões. Era a quinta mais rica. Em 2007, Valéria também ganhou fama nacional ao apresentar o programa nacional do DEM, dirigido por Paula Lavigne. Sua beleza chamou a atenção do ex-marido de Lavigne, o cantor Caetano Veloso, que quis conhecê-la.