As Unidades Educacionais de Internação (Uneis) estão operando no limite e a beira do caos em Mato Grosso do Sul. Nos últimos dias, dois agentes educadores foram assassinados e um adolescente morreu queimado. Agentes entregaram as chaves e apenas o diretor ficou encarregado pela unidade em Dourados. Este retrato da situação foi apresentado hoje, durante a palavra no grande expediente da sessão plenária, pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT).
O petista alertou para a situação de extrema violência enfrentada pelas Uneis. Em Dourados, dois adolescentes ficaram queimados após atear fogo nos colchões. Encaminhados para a Santa Casa de Campo Grande, um morreu e o outro continua internado com queimaduras pelo corpo.
Em Três Lagoas, um agente foi assassinado por um adolescente de 15 anos. Segundo o parlamentar, suspeita-se que o crime tenha sido tramado dentro da Unei do município, onde o funcionário sofria ameaças dos menores. Em Corumbá, um agente matou o outro. "Os agentes sofrem no dia-a-dia com o caos", alertou o parlamentar, cobrando do Governo uma solução para o problema.
Desde o ano passado, Kemp vem ocupando a tribuna do legislativo e realizando audiência pública para debater a situação das Uneis. Ele destacou que é necessário uma política de recuperação e profissionalização dos adolescentes. Como possuem muitas energias nesta idade, os menores não podem ficar ociosos, sem estudar e participar de cursos profissionalizantes.
Na opinião do parlamentar, a política atual não funciona porque não recupera nem reeduca ninguém. Kemp também condenou a transformação das Uneis em pequenos presídios e reprovou o aumento da firmeza no trato com os adolescentes. "Não vai resolver o problema", alertou.
Líder do Governo, o deputado Youssif Domingos (PMDB) afirmou que se trata de tema extremamente complexo. "O Governo vem tentando fazer sua parte, mas não é fácil", destacou. Ele concordou com o petista ao defender que é preciso dar atividades aos adolescentes. Kemp contou que os adolescentes não estudam, participam de cursos nem ao menos jogam futebol.
Vice-líder do Governo, o deputado Márcio Fernandes (PSDB) recorreu à mensagem do governador André Puccinelli (PMDB) para mostrar as realizações do Poder Executivo. Ele citou a reforma da Unei de Ponta Porã e as obras nas unidades da Capital, de Dourados e Corumbá.