Veículos de Comunicação

3

Deputado propõe à UFMS curso superior em licenciatura para os povos indígenas do Pantanal

Diante da sugestão do parlamentar, a Universidade estuda a proposta e já discute com o governo federal a criação do curso

O deputado estadual Pedro Kemp (PT), vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, solicitou à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) a criação de um curso superior de licenciatura para os povos indígenas do Pantanal. A proposta foi encaminhada no mês passado em reunião com a reitora da instituição, Célia Maria da Silva Oliveira, e hoje feita oficialmente por meio de indicação apresentada na sessão legislativa.

Diante da sugestão do parlamentar, a Universidade estuda a proposta e já discute com o governo federal a criação do curso. Em Mato Grosso do Sul, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) desenvolve proposta semelhante com a população Kaiowá Guarani.

Kemp justifica que a proposta de criação do curso superior de licenciatura para os povos indígenas vem sendo construído há mais de cinco anos por professores índios da região do pantanal e, depois de implantado, abrangerá as etnias Terena, Kadiwéu, Guató, Kinikinao, Ofaié, Atikum e Camba. “A educação escolar indígena diferenciada é um direito dos povos indígenas resguardado na legislação brasileira. A coordenação das ações escolares indígenas está sob responsabilidade do Ministério da Educação e sua execução consiste em uma responsabilidade dos Estados e dos Municípios”, enfatiza.