O deputado Alex Canziani (PTB-PR) avalia que a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil vai impulsionar o turismo no País, mas alerta que os investimentos em torno da competição devem começar imediatamente. Segundo ele, o turismo sempre é um dos setores mais valorizados em épocas de copas, como aconteceu em 2006 na Alemanha; em 2002 na Coréia e no Japão; e em 1998 na França. Canziani aposta que, em 2014, o torneio de futebol será um marco para alavancar visitas de estrangeiros ao Brasil.
"O evento mais visto no mundo é exatamente a copa. Com certeza, o Brasil vai colher belos frutos dessa iniciativa, para que ela seja um marco não só para o esporte, mas também para que tenhamos cada vez mais a vinda de estrangeiros e o País possa, por meio dessas pessoas, gerar empregos e girar a economia", ressaltou.
Prioridades
Canziani cita as providências que, segundo ele, devem ser tomadas o mais rapidamente possível: "É necessário investir na infra-estrutura, no saneamento, na qualificação de pessoal e na área de segurança."
Em recente visita à Câmara, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, informou que o governo já investe R$ 164 milhões nas 18 cidades candidatas a sediar os jogos da Copa de 2014. A expectativa do ministro é a de que cerca de 500 mil turistas visitem o Brasil durante a competição.
Empresários e trabalhadores do setor de turismo já pediram mais investimentos em qualificação profissional, criação de terminais turísticos em portos e aeroportos e abertura de postos de câmbio no comércio. Parlamentares prometeram acelerar a tramitação de projetos relativos ao tema, como os que tratam do visto de entrada no Brasil.