Veículos de Comunicação

Prefeito

'Devemos ser visionários', afirma Guerreiro em entrevista sobre gestão

Prefeito eleito de Três Lagoas falou sobre obras, secretariado, saúde, educação, entre outros temas de relevância à sua gestão

Sérgio Colacino, jornalista do Grupo RCN, Ângelo Guerreiro, prefeito eleito, e Maria do Carmo, repórter da TVC - Ernani Júnior/JP
Sérgio Colacino, jornalista do Grupo RCN, Ângelo Guerreiro, prefeito eleito, e Maria do Carmo, repórter da TVC - Ernani Júnior/JP

O deputado estadual e prefeito eleito, Ângelo Guerreiro (PSDB), foi entrevistado, na manhã desta segunda-feira (3), pelos jornalistas Sérgio Colacino e Maria do Carmo, no telejornal "Bom Dia Três Lagoas", da TVC – Canal 13.

"Para a gestão caminhar bem, temos que ter as peças corretas no lugar certo, senão vamos pecar. Eu não quero pecar, não quero que a população se decepcione com 'quem é o Guerreiro'. Tive a confiança através do voto, desde meu primeiro mandato como vereador", afirmou Guerreiro.

Sobre as expectativas e prioridades para a sua gestão, Guerreiro afirma: "Eu não vou prometer, prefiro que as coisas aconteçam naturalmente e sem mentira. Assim como, em 2012, foi prometido que Três Lagoas seria 100% pavimentada. Foi mentira".

COLIGAÇÃO

Ângelo Guerreiro, que pertenceu à coligação "Juntos Por Três Lagoas", conta que se surpreendeu com o número de vereadores eleitos, e se diz contente por poder contar com tantas pessoas competentes na Câmara.

"Fiquei feliz e me surpreendi com o número de vereadores nossos eleitos. Foram 13 ao total. E sei que vou poder contar com gente competente na Câmara. Não leiloamos a gestão municipal", ressalta.

VISÃO E GESTÃO

O prefeito eleito defende que ele e toda a sua gestão devem ter visão de futuro, não só de presente. "Devemos ser visionários. A função do prefeito é imediata, por isso é cargo executivo. Não podemos olhar para Três Lagoas daqui quatro anos. Temos que olhar para Três Lagoas daqui 30, 50 anos."

"Temos que pensar em vários fatores para que realmente a nossa Três Lagoas volte a desenvolver, mas isso sempre pensando no povo, no três-lagoense, no trabalhador", e acrescenta um paralelo: "O desenvolvimento precisa acompanhar o crescimento da cidade, e não ficar para trás."

"Eu sempre tenho dito isso: não podemos nos envergonhar de copiar o que dá certo, mas não odemos admitir, jamais, copiar o que está dando errado", finaliza.

OBRAS

A pavimentação asfáltica e a infraestrutura são alguns dos assuntos mais comentados, e os quais Guerreiro mais é indagado, tanto nas ruas quanto em entrevistas.

Segundo ele, "o nosso departamento de obras está precário, ainda falta muita estrutura. Tem caminhões velhos, equipamentos velhos, e esses são só alguns exemplos que posso dar. Precisamos reajustar isso."

EDUCAÇÃO

Guerreiro não admite que a educação permaneça precária com a elevação de crescimento populacional que Três Lagoas tem. Uma das prioridades de sua futura gestão são as creches e escolas primárias. 

"Temos déficit na educação, mais de 600 crianças na fila de espera. Ai me perguntam 'mas, Guerreiro, você vai construir creches de um dia para o outro?', tem que ser construída. Demora entre mais de um ano, mas tem que construir. Isso é um salto no desenvolvimento, e acompanha o crescimento."

SAÚDE

Segundo o deputado estadual e prefeito eleito, a secretaria de Saúde é, muitas vezes, debilitada, não só pela carência de atenção, mas pela sobrecarga de ocorrência. "Além da população três-lagoense estar crescendo muito rápido, contamos com mais de 20 mil habitantes considerados flutuantes. Três Lagoas não tem estrutura para isso. Nem os hospitais, nem os postos de saúde."

E aponta como principal motivo o rápido crescimento populacional, comparado à estrutura. "A população sobrecarrega a estrutura da cidade, principalmente a saúde. Isso também precisa desenvolver."