Veículos de Comunicação

Solenidade

Diplomação de eleitos será online

Para evitar aumento dos casos de Covid com possíveis aglomerações, em Paranaíba, diplomação dos eleitos será virtual

13 vereadores, além do prefeito eleito e vice serão diplomados em 17 de dezembro - Arquivo/JPNEWS
13 vereadores, além do prefeito eleito e vice serão diplomados em 17 de dezembro - Arquivo/JPNEWS

A diplomação dos 13 vereadores eleitos, prefeito e vice, em Paranaíba, será no próximo dia 17, de forma virtual, às 17h. A cerimônia será presidida pelo juiz Edmilson Barbosa Ávila. Já a posse dos eleitos será no dia 1º de janeiro às 17h na Câmara Municipal.

Não foi informado se a cerimônia de posse será aberta ao público, mas o rito de posse e eleição da mesa foram publicados em Diário Oficial. A decisão da diplomação online foi tomada devido ao avanço do novo Coronavírus na cidade, tendo inclusive o vereador eleito Antonio Marcos Ferreira da Silva (Republicanos) internado desde 28 de novembro na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Paranaíba, em tratamento da Covid-19. 

Conforme boletim médico, os pulmões ainda não estão respondendo ao tratamento de forma satisfatória. Antonio Marcos teria sentido o primeiro sintoma em 22 de novembro. Ainda entre os eleitos que testaram positivo, Robson Rezende (PSDB) esteve em isolamento social após ter testado positivo para Covid-19, apresentando sintomas leves durante a quarentena que cumpriu em casa. O primeiro sintoma, conforme Robson, se manifestou também em 22 de novembro.

Posse

Já a sessão de posse será presidida interinamente pelo vereador com mais idade dentre os eleitos presentes, sendo o atual presidente da Casa de Leis, vereador reeleito Nelo José da Silva, com 62 anos.  A regra foi alterada e o vereador mais votado, Robson Rezende, não conduzirá a sessão. 

As mudanças no Regimento não agradaram, principalmente, parte dos novos vereadores, sendo o ato, considerado, inclusive como mera vaidade. 

Ainda na sessão de posse, serão indicados dois vereadores de diferentes partidos e imediatamente declarará instalada a legislatura e assim os legisladores serão empossados.
Prefeito e vice terão o mesmo rito da sessão de posse dos vereadores. A solenidade encerra-se com o pronunciamento do prefeito empossado. 

Maycol Henrique Queiroz de Andrade, prefeito eleito, informou que a posse do secretariado será logo após ser empossado, no Paço Municipal e ainda estuda com a equipe como será a solenidade.