Três Lagoas vai contar com mais dois Centros de Educação Infantil (CEI) a partir de 2015. Nos próximos dias a prefeita Márcia Moura vai assinar ordem de serviço para a construção de um CEI no bairro Jardim das Acácias e outro no loteamento Jardim das Flores, no bairro São João.
De acordo com o edital publicado na edição de ontem, do Diário Oficial do Município, cada unidade vai custar R$ 1,7 milhão e serão construídas com recursos do governo federal , através do Programa Proinfância. A empresa vencedora da licitação para construir esses CEIs, não somente em Três Lagoas, mas como em outros municípios do Estado, é a CASAALTA Construções Ltda, do Paraná.
Segundo o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, esses dois CEIs vão atender 496 crianças de 0 a 3 anos, que atualmente estão no aguardo de uma vaga nos Centros de Educação Infantil. “Essas duas unidades vão atender o número de vagas que estamos precisando. Os dois CEIs serão construídos em locais estratégicos, onde existe uma carência, uma demanda por vaga. A partir do ano que vem, certamente teremos uma demanda bem menor de pessoas não atendidas”, comentou.
Grespan informou que um CEI será construído nas proximidades da Escola Municipal Eufrosina Pinto, no bairro São João. O outro será construído na avenida Jary Mercante, no Jardim das Acácias. “Serão dois CEIs novos, do tipo B, igual ao que foi construído no bairro JK. O objetivo da secretaria é diminuir cada vez mais o número de pessoas na fila de espera aguardando uma vaga”, salientou.
Segundo o secretário, o modelo dos CEIs passou a ser padrão, proporcionando um local adequado para receber as crianças. Embora, segundo ele, é necessário fazer pequenas adaptações.
Atualmente a Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas é composta por 16 Centros de Educação Infantil e 15 escolas urbanas e duas de campo. Para o ano que vem, já serão 18 CEIs. “Do ano passado para esse ano, houve um aumento de 1.600 alunos na rede. Temos que destacar o esforço da administração municipal que sabe da necessidade de se investir na educação e tem nos amparado. O crescimento de Três Lagoas ainda é um fator que impede as escolas funcionarem em tempo integral, que é o nosso sonho, mas com o tempo, vamos conseguindo essas melhorias e implantar os projetos”, destacou.
De acordo com o secretário, o espaço físico tem sido conquistado, inclusive existem projetos para a construção e reformas de escolas, no entanto, a meta da secretaria é conquistar a partir de agora, melhorias na qualidade do ensino.