As primeiras eleições legislativas do Egito depois da queda do presidente Hosni Mubarak, em fevereiro, foram agendadas para setembro, informou um alto oficial militar nesta segunda-feira (28).
Ainda não há data marcada parao pleito presidencial.
"As eleições legislativas serão realizadas em setembro", indicou o general Mamduh Shahin, integrante do conselho militar que governa o Egito desde a renúncia de Mubarak, no dia 11 de fevereiro. Segundo Shahin, uma data para as eleições presidenciais será definida posteriormente.
A data significa que partidos que foram esmagados sob o regime de Hosni Mubarak têm cerca de cinco meses para preparar o primeiro pleito livre em décadas.
O conselho militar governa o Egito desde que Mubarak foi derrubado do poder em 11 de fevereiro. Ele pretende delegar o poder a um governo civil, uma vez que a eleição presidencial for realizada.
O conselho militar também aprovou uma lei que facilita as restrições à criação de partidos políticos. Shaheen disse que novos partidos precisam da aprovação de 5.000 membros de pelo menos 10 das 29 províncias do Egito.