Apesar da movimentação mais intensa de eleitores, na manhã deste domingo (30), nas seções eleitorais, a votação do segundo turno segue de maneira tranquila e sem longas filas, em Três Lagoas. A avaliação das primeiras quatro horas de eleição é das Zonas Eleitorais da cidade, 51º e 9ª. “Assim como no primeiro turno, hoje está sendo um domingo tranquilo. Não houve nenhuma substituição de urna eletrônica até o momento. No primeiro turno, isso também não ocorreu. Expectativa do TRE-MS é que até as 18h tenhamos o nome do próximo governador do Estado", disse a chefe da 9ª Zona Eleitoral, Vanessa Barroso.
As urnas foram abertas para votação às 7h e seguem até às 16, em Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas, são utilizadas 353 urnas em 32 locais de votação, espalhados em diversos bairros da cidade. O maior colégio eleitoral é a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, onde 5.729 eleitores estão aptos para votar.
A Promotoria Eleitoral juntamente com fiscais dos cartórios percorrem os pontos de votos e realizam o monitoramento ao longo deste domingo. As Zonas Eleitorais também servem para tirar dúvidas a eleitores, que apresentem dificuldades na hora do voto, neste segundo turno.
Três Lagoas conta atualmente com 88.165 eleitores aptos a ir às urnas para eleger presidente e vice e, governadores e vice. É o terceiro maior colégio eleitoral em Mato Grosso do Sul, fica atrás apenas de Campo Grande, com 639.873 eleitores, e Dourados com 169.042. No estado, mais de 1,9 milhão de eleitores sul-mato-grossenses vão às urnas nos 79 municípios.
Ocorrência
Apenas uma ocorrência de crime eleitoral foi registrada, nas primeiras horas do segundo turno, na cidade. Um homem foi preso fazendo boca de urna e por estar embriagado, em um local de votação. O fato foi registrado na Escola Municipal Olyntho Mancini, no bairro Vila Haro. O eleitor foi até lá, começou a provocar tumulto, gritar o nome de um candidato à presidência e pedir para que os outros eleitores também votassem. Os policiais militares foram acionados e constataram visível estado de embriaguez. O homem foi preso por boca de urna e por estar embriagado no local de votação, já que há a Lei Seca no Estado, entre 3h e 16h.