Veículos de Comunicação

3

Eleitorado cresce a cada nova eleição presidencial

Mais de 130 milhões de eleitores votarão para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais

Desde a redemocratização do Brasil, com o fim do regime militar em 1985 e a posse do primeiro presidente civil, José Sarney, que foi eleito vice-presidente da República na chapa encabeçada por Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral, os brasileiros já participaram de cinco eleições para Presidente da República e a cada eleição cresce o número de eleitores.

Em outubro próximo, os mais de 130 milhões de eleitores votarão para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Na disputa pela Presidência da República, os eleitores escolherão entre os nove postulantes ao cargo, que registraram suas candidaturas para as eleições de 3 de outubro próximo.

Alguns candidatos já disputaram outras eleições para presidente. Entre os que já concorreram à Presidência da República estão José Serra (PSDB), José Maria Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU). Disputam o cargo pela primeira vez Dilma Rousseff (PT), Plínio Arruda Sampaio (P-SOL), Marina Silva (PV), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidélix. (PRTB).

A primeira eleição presidencial pelo voto direto, após o golpe militar, se deu em 1989, quando foi eleito o alagoano Fernando Collor de Mello e o seu vice Itamar Franco. À época, estavam aptos a votar cerca de 76 milhões de eleitores. A corrida presidencial começou com 22 candidatos e foi decidida em segundo turno entre os dois primeiros colocados Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 1994, os cerca de 95 milhões de eleitores aptos a votarem escolheram entre os oito candidatos que disputaram a Presidência da República. Venceu o pleito, em primeiro turno, Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. Ele aprovou no Congresso Nacional uma emenda constitucional para permitir a reeleição dos ocupantes de cargos do Poder Executivo nas três esferas: federal, estadual e municipal.

Em 1998, Fernando Henrique disputou com 11 candidatos a Presidência da República e venceu a eleição, quando o Brasil tinha cerca de 106 milhões de eleitores aptos a votarem. Na eleição seguinte, em 2002, quando o Brasil contava com 115 milhões de eleitores em condições de votarem, disputaram a Presidência da República seis candidatos. O eleito foi Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia disputado as eleições de 1989, 1994 e 1998.

Em 2006, com a reeleição instituída no governo de Fernando Henrique, Lula venceu a disputa ao enfrentar sete candidatos. O eleitorado apto a votar naquela época era de quase 126 milhões de brasileiros. Nas eleições deste ano, desde a redemocratização, será a primeira vez que o eleitor não terá Lula como candidato à Presidência da República.