Os vereadores eleitos ainda terão de aguardar quase três meses para tomar posse, em primeiro de janeiro do ano que vem, mas já começaram a discutir e a negociar politicamente a composição do comando da Câmara para 2017 e 2018. Em disputa estão os cargos da mesa diretora e a presidência das comissões permanentes do Legislativo. O primeiro nome cotado para assumir o cargo que hoje é de Jorge Aparecido Queiroz, o Jorginho do Gás, há quatro anos, é o novato André Bittencourt. Ambos são do PSDB.
No entanto, ao menos outros dois vereadores já anunciaram que também pretendem concorrer à presidência da Casa, na eleição prevista para a primeira sessão de 2017, após a solenidade de posse dos eleitos. Entre eles, Antônio Rialino (PTdoB), que já foi presidente do Legislativo no biênio 2007/2008 e Sirlene da Saúde (PSDB). Além deles, embora ainda não tenha declarado oficialmente, Jorginho do Gás (PSDB) também articula concorrer.
Rialino disse que é precipitado discutir a composição da Câmara neste momento, mas revelou que pretende concorrer ao cargo pela experiência que tem. Além disso, disse entender que o próximo presidente não precisa ser necessariamente do mesmo partido do prefeito Ângelo Guerreiro. “Acho que o próximo presidente pode ser da coligação que apoiou o Guerreiro, mas não obrigatoriamente do PSDB. E pela experiência que tenho e pelo trabalho que exerci quando presidente da Câmara, entendo que estou preparado”, declarou.
Sirlene da Saúde também adiantou que irá “entrar na briga”. “Eu tive 1.386 votos nesta eleição e fui reeleita para mais quatro anos como vereadora. Então, acho que estou preparada para enfrentar a presidência”, declarou. (Ana Cristian Santos)