A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira (2), uma improtante audiência pública para prestar contas das ações realizadas pela pasta no 2º trimestre de 2010.
O prefeito municipal destacou que, em Aparecida do Taboado, 27% do orçamento da Prefeitura de Aparecida do Taboado é destinado à Saúde Pública; sendo que, por lei, deve-se empregar apenas 15% por cento desse montante.
Aproveitou a ocasião para ressaltar que por um equívoco a audiência coincidiu com a primeira sessão ordinária do Legislativo, "é uma pena que tenha ocorrido essa coincidência, pois é muito importante que os vereadores participem", comentou.
A secretária de Saúde, Aparecida Sirlei Casachi Bernardes de Melo, iniciou a audiência agradecendo a presença dos aparecidenses e dos servidores da saúde. Ela comentou que a administração participativa, por meio da sua Secretaria, está investindo na prevenção e promoção da saúde, como é o caso do NASF, CAPS, Agita Taboado, Saúde da Mulher e do Homem, DST/AIDS, etc.
Ela destacou também que todas as campanhas de vacinação foram realizadas (H1N1, Pólio, etc). As equipes de combate à dengue e à febre amarela fizeram 15.356 visitas no segundo trimestre do ano.
Para o transporte de pacientes foram realizadas 420 viagens, sendo rodado 191.950 km, transportando 2.608 pacientes para as cidades de Paranaíba, São José do Rio Preto, Barretos, Campo Grande, Três Lagoas, Santa Fé do Sul, Fernandópolis, Ilha Solteira, etc. Neste trimestre o Corpo de Bombeiros fez num total 323 atendimentos.
Nestes primeiros seis meses de 2010 foram destinados ao setor R$ 5.199.893,60, sendo 28.58% da arrecadação total do município; uma média de R$ 866.648,93 mensal gastos na saúde dos aparecidenses.
Participaram da audiência, o prefeito André Alves Ferreira; vice-prefeito Gustavo Carvalho; secretários municipais: Robson Souto (Administração), Tamara Nicolete (Assistência Social) e Divina Freitas (Controladoria Geral); servidores da Secretaria Municipal de Saúde e população. (Com informações da Assessoria Municipal de Imprensa)