Na manhã desta quinta-feira (03), cerca de 237 viaturas e 115 fuzis foram entregues oficialmente aos policiais de Mato Grosso do Sul. O objetivo é que esses equipamentos ajudem nas ações da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Miliar Ambiental.
Em relação aos veículos, eles vão ser distribuídos aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A capital fica com 49, Dourados com 30, Naviraí e Ponta Porã com dez cada e Três Lagoas com nove.
O investimento de R$ 44,5 milhões vem do Governo Federal, Governo do Estado e recursos de emendas parlamentares. Já o R$ 1,1 milhão utilizado na compra dos armamentos vem de uma emenda do deputado Loester Trutis. Segundo ele, o equipamento será destinado para as fronteiras. “A gente decidiu colocar esses equipamentos novos nas delegacias e batalhões de Polícia Militar e Delegacia de Polícia Civil na zona de fronteira. Destinado para Patrulha Rural, Defron, DOF, que agora vão ter poder de fogo para enfrentar o crime organizado”.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, disse que a entrega desses equipamentos faz parte de um planejamento de anos. “Nós comemoramos hoje um sonho que vem desde 2015: fazer Mato Grosso do Sul ser a referência nacional de segurança não só de fronteira. A partir disso, começamos a planejar. Essa entrega de viaturas e armamentos aqui hoje faz parte disso.”.
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, disse que ainda em 2022 o estado deve receber outros veículos. “Duas mil e cem viaturas foram entregues até hoje ao estado e até o final do ano vamos ultrapassar 2,6 mil viaturas.”. Além disso, o gestor estadual ainda falou da promoção de profissionais da segurança. “Ontem [dia 2] foi fechada uma programação que vai ser publicada amanhã [dia 4], antecipando as promoções tanto de cabos, como de sargentos e tenentes”.