O governo federal lançou nesta quinta-feira (29) o programa “Em frente, Brasil“, com foco no combate aos crimes violentos no país. O evento aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a participação do ministro da Justiça, Sergio Moro, e do presidente Jair Bolsonaro.
O projeto-piloto será implementado em cinco cidades de cada região do país com altos índices de criminalidade: Goiânia (GO), Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).
De acordo com o Ministério da Justiça a escolha se deu a partir da média dos números de homicídios dolosos ocorridos nos locais entre 2015 e 2017. O projeto concentrará o trabalho na repressão aos homicídios dolosos (com intenção de matar), porém o governo espera reduzir índices de outros crimes considerados violentos, como feminicídios, estupros, extorsão mediante sequestro, latrocínio, roubo a mão armada, roubo sem arma, sequestro, lesão corporal e cárcere privado.
Sérgio Moro afirmou que a ideia do projeto é, além de reduzir crimes violentos, trabalhar de forma preventiva ao melhorar políticas públicas nos municípios. A expectativa é de que o projeto-piloto seja aplicado em até seis meses e, a partir de fevereiro de 2020, o governo comece a expandir as iniciativas para outros municípios.