Veículos de Comunicação

Eleições 2022

Em Três Lagoas 88 mil eleitores devem ir às urnas amanhã

Em todo Mato Grosso do Sul são mais de 1,9 milhão de eleitores em dia com a Justiça Eleitoral

Eleitorado > maioria dos eleitores de Três Lagoas é formado por mulheres - Arquivo/JP
Eleitorado > maioria dos eleitores de Três Lagoas é formado por mulheres - Arquivo/JP

Neste domingo (2) mais de 1,9 milhão de eleitores sul-mato-grossenses vão às urnas nos 79 municípios do Estado. No país, são mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar nos mais de cinco mil municípios brasileiros. Em Três Lagoas, 88.165 eleitores estão aptos ir às urnas para eleger presidente e vice, governadores e vice, senadores, deputados federais e estaduais. 

Três Lagoas tem o terceiro maior colégio eleitoral do Estado, fica atrás apenas de Campo Grande, com 639.873 eleitores, e Dourados com 169.042. 

PERFIL DOS ELEITORES

Mulheres de 45 a 59 anos, solteiras e com o ensino médio completo são o perfil da maior parte dos eleitores de Três Lagoas aptos a votar nas eleições de 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Dos 88 mil eleitores, 53% são mulheres e 47% homens. A maioria do eleitorado, 29,34%, tem ensino médio completo. Ensino fundamental incompleto aparece em segundo lugar com 23,68% do eleitorado, seguido por 14,99% com superior completo e 13,25% com ensino médio incompleto. Ensino fundamental completo representa 6,93% dos eleitores e superior incompleto 5,98%. Lê e escreve são 3,78% dos eleitores, o que presenta 3.335 e analfabetos são 2,06%, o que equivale a 1.818 pessoas.

Ainda de acordo com dados estatísticos do perfil do eleitorado de Três Lagoas, em segundo lugar aparecem como maioria, os eleitores entre 35 e 44 anos, seguido pelos de 25 aos 34 anos. Em quarto, de 21 a 24 anos, seguido pelos de 18 a 20 anos. Eleitores de 60 a 69 anos são 9.577 pessoas; de 70 a 79 anos, 4.594 e superior a 79 anos, 2.457. Jovens de 16 e 17 anos que não têm a obrigatoriedade de votar, somam 1.123 eleitores.

Outro dado que chama atenção no perfil do eleitorado de Três Lagoas é o número de eleitores solteiros. Dos 88 mil, 45.645 são solteiros, o equivalente a 52% do eleitorado, seguido por 38% que são casados.

EVOLUÇÃO

O número de eleitores de Três Lagoas apresentou evolução em 2022, se comparado aos pleitos anteriores. Em 2014, eram 72,7 mil eleitores, enquanto que em 2018, 77,8 mil. Neste ano, 88.165. 

Votação será das 7h às 16h em MS 

O horário de votação nas eleições de 2022 será uniformizado pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, em Mato Grosso do Sul, os eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre 7h e 16h.

A uniformização nacional do horário de votação foi aprovada por unânimeidade em dezembro de 2021 pelo pleno do TSE. A Justiça Eleitoral orienta que o eleitor se atente para a nova mudança e consulte antecipadamente seu local de votação a fim de evitar transtornos.

Além de Mato Grosso do Sul, eleitores do Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Pará terão a votação iniciada uma hora antes. Já no Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde.

Com a unificação do horário, a divulgação dos resultados para todos os cargos em todos os estados deve ocorrer ao mesmo tempo. Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral só fazia a divulgação depois de finalizar a votação no Acre, último Estado a concluir o processo. A ideia era evitar que a divulgação de informações de locais que já tinham terminado a votação influenciasse eleitores onde as seções ainda estavam abertas. 

MS terá Lei Seca neste domingo de eleição

Considerando a necessidade de atuação preventiva para garantir a ordem e a tranquilidade no pleito eleitoral deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio da Corregedoria Eleitoral, expediu a Portaria, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, no âmbito do Estado, em bares, restaurantes, conveniências, lanchonetes, trailers, hotéis e demais estabelecimentos comerciais e similares, bem como em locais abertos ao público. A venda para o consumo em casa está liberada.

A Lei Seca é válida para o período das 3h e 16h deste domingo. Em caso de segundo turno, para o dia 30 de outubro.

A portaria visa garantir a ordem e a tranquilidade no dia das eleições, de modo a propiciar a segurança dos eleitores e a normalidade da votação. O descumprimento da determinação caracterizará a prática do crime de desobediência previsto no art. 347 da Lei n. 4.737/65 (Código Eleitoral). 

Ainda de acordo com o TRE/MS, apresentar-se publicamente em estado de embriaguez constitui contravenção penal (art. 62 da Lei das Contravenções Penais) e promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais constitui crime (art. 296 do Código Eleitoral). 

Ao todo, nove estados anunciaram que vão restringir a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições para evitar perturbações durante a votação.