Enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem da saúde pública municipal, em Campo Grande, estiveram reunidos em assembleia extraordinária na noite desta quarta-feira (30) para votar a contraproposta feita pela prefeitura, ainda na manhã de hoje, a 24 horas do início da greve. A paralisação da categoria está marcada para esta quinta a partir das 11h.
Os profissionais da enfermagem pedem uma compensação indenizatória pelo não cumprimento do acordo assinado pela prefeitura em 2021 além da correção do valor do auxílio alimentação. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem de Campo Grande, Sinte/PMCG, a contraproposta do município prevê a gratificação do auxílio alimentação no valor de R$ 494,00 para técnicos e auxiliares e de R$ 200,00 para enfermeiros.
A prefeitura teria ainda se comprometido a publicar o decreto com os novos valores em Diário Oficial até às 11h deste 31 de março, com vigência a partir de 1º de maio deste ano, para técnicos e auxiliares, e a partir de 1º de junho para os enfermeiros. A proposta foi aceita com 94% de aprovação dos participantes da assembleia extraordinária, num total de 114 votos favoráveis e sete votos pela manutenção do estado de greve.
Na última sexta-feira (25) os enfermeiros decidiram, por unanimidade, paralisar as atividades depois que o último acordo assinado pela prefeitura não foi cumprido. Representantes de 78 unidades de saúde já haviam confirmado adesão ao movimento.