Em pronunciamento nesta quarta-feira (16), a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse que o maior desafio da educação nos dias atuais não é colocar todas as crianças nas escolas, mas garantir a oferta de um ensino de qualidade. Marisa Serrano disse ainda que é preciso encontrar mecanismos que tornem a escola interessante aos próprios alunos, como forma de aprimorar os conhecimentos e impedir a evasão escolar.
– Nossas crianças e jovens têm computador e acessam a internet, têm interface e proximidade com o mundo mais rápida que qualquer um de nós – afirmou, observando que "um povo bem educado produz com mais eficiência, respeita o meio ambiente, evita o desperdício, sabe prevenir epidemias , promove qualidade de vida e sabe usufruir de todas as inovações tecnológicas".
A senadora pelo Mato Grosso do Sul lembrou que a educação terá R$ 9 bilhões a mais até 2012, tendo em vista a promulgação pelo Congresso Nacional, no dia 11 de novembro último, da PEC 96-A/03, que acaba com a Desvinculação das Receitas da União (DRU) sobre os recursos destinados ao setor.
Citou ainda pesquisa recente publicada pelo jornal Folha de São Paulo segundo a qual 98% das escolas das principais cidades brasileiras dispõem de computador ligado à internet. Esse aspecto, segundo ela, por si só não é capaz de garantir melhoria na qualidade do ensino, tendo em vista que a grande maioria dos professores só usa o computador com máquina de escrever, sem saber como acessar outros assuntos que tornem as aulas mais agradáveis.
Para melhorar o desempenho dos docentes, Marisa Serrano lembrou que os governos de Minas Gerais e São Paulo instituíram um bônus às escolas que investirem na melhoria do ensino.
– Se a criança aprender mais, o professor ganha. É aquele bônus que todo mundo quer quando trabalha mais. Por que a escola não pode também ter esse bônus? – perguntou.
Em aparte, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) manifestou apoio a Marisa Serrano.