O candidato ao governo de Mato Grosso do Sul pelo PSDB, Reinaldo Azambuja, informou que pretende investir 1,5% do orçamento para o fortalecimento da cultura regional no Estado. De acordo com ele, desde total, 0,5% seria para a manutenção da cultura e 1% para o desenvolvimento de novos projetos. O candidato ainda defendeu uma descentralização da cultura no Estado.
“Hoje, nós temos apenas dois grandes eventos culturais, o Festival da América do Sul, em Corumbá, e o Festival de Bonito, em Bonito. Mas, existem, nos municípios do interior, muitos eventos culturais que podem crescer. Aqui, na região do Bolsão mesmo, existem muitas festas”, destacou.
&saiba O candidato ainda lembrou a necessidade de fortalecimento da cultura para a formação de jovens. Como exemplo, ele citou o projeto da vice em sua chapa, Rose Modesto, que é responsável pelo projeto Tocando em Frente, desenvolvido com crianças que vivem próximas a um lixão em Campo Grande. De acordo com ele, recentemente as meninas do balé representaram Mato Grosso do Sul em um festival em Buenos Aires, Argentina, onde foram premiadas.
O tema “Cultura” foi o primeiro dos quatro sorteados durante o programa especial da TVC.