Veículos de Comunicação

3

Estado recebe missões oficiais da China e da Coréia do Sul

Neste sábado (04) e até a próxima quinta-feira, dia 9 de julho, Mato Grosso do Sul recebe as missões oficiais da República Popular da China – Província de Jiangxie e da Coréia do Sul. As visitas, coordenadas pela equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur) estão voltadas a prospecção de negócios e ampliação das relações comerciais e de cooperação técnica.

De acordo com a programação, as missões trarão ao Estado, equipes de TV, empresários, pesquisadores, especialistas em legislação, autoridades ligadas a agricultura e relações comerciais. A primeira visita será da Coréia do Sul, que desembarca neste domingo (5) e deverá permanecer até o dia 9 (quinta-feira).

Segundo o superintendente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Seprotur, Jerônimo Chaves – que estará responsável pelos trabalhos dos coreanos durante a visita – o foco da missão que é liderada pelo Ministério da Agricultura Coreano, são possíveis investimentos no setor agroindustrial e em pesquisa agropecuária.
“As visitas vão ocorrer em instituições de pesquisa, empresas e propriedades ligadas a produção de grãos, carnes e açúcar e álcool”, explicou, lembrando que na oportunidade o governo irá expor todas as vantagens competitivas, incentivos fiscais e oportunidades de investimentos.

Já a delegação chinesa que é liderada pelo vice-governador da província de Jiangxie, Sun Gang, passará dois dias no Estado, desembarcando no dia 6 de julho (segunda-feira). A supervisão da visita estará sob a responsabilidade do superintendente de Indústria, Comércio e Turismo da Seprotur, Jonathas Camargo. “Queremos aproximar e fortalecer as relações comerciais e culturais com esta importante região chinesa e, quem sabe, estabelecer acordos bilaterais”, finaliza.

Na agenda da visita chinesa estão contatos com secretarias de Estado, entidades de classe, Assembléia Legislativa e, possivelmente, audiência com o governador André Puccinelli para assinatura de um acordo de intenção para estabelecer um Estado irmão entre Jiangxie e Mato Grosso do Sul.