Veículos de Comunicação

Explicação

Ex-prefeito Tita usa tom ameno e nega 'confusão' com adversário político

Em agosto de 2013 Diogo Tita assumiu a Prefeitura de Paranaíba após adversário ter sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul

Ex=prefeito de Paranaíba, Diogo robalinho de Queiroz (Tita) - Rede social
Ex=prefeito de Paranaíba, Diogo robalinho de Queiroz (Tita) - Rede social

O ex-prefeito de Paranaíba, Diogo Robalinho de Queiroz (Tita), usou um tom ameno e negou que tenha sido “quase agredido” pelo também ex-prefeito do município, José Garcia de Freitas (Zé Braquiara), durante a cavalgada que marcou o início das comemorações do aniversário da cidade, na manhã de domingo (30).

Em conversa com o JPNEWS, Tita afirmou que apenas teve seu gesto de aperto de mão recusado por Braquiara no momento em que tentou cumprimenta-lo. “Ele se recusou a me cumprimentar, afirmando que eu havia tirado o seu mandato. Foi só isso”, disse.

Em agosto de 2013 Diogo Robalinho de Queiroz assumiu a Prefeitura de Paranaíba após Zé Braquiara ter sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE).

De acordo com vereadores e populares que estavam no local, Tita, que cumprimentava integrantes de comitivas e expectadores do evento, tentou cumprimentar o adversário político, momento onde teria, segundo as testemunhas, iniciado a confusão. Ainda segundo os relatos, o comandante do 13° Batalhão de Polícia Militar de Paranaíba, no momento próximo do local, teria exigido calma e respeito, evitando que a confusão progredisse.

O caso

O ex-prefeito de Paranaíba, José Garcia de Freitas (Zé Braquiara), teria se envolvido em uma confusão com o também ex-prefeito do município, Diogo Robalinho de Queiroz (Tita), durante a Cavalgada que marca o início das festividades comemorativas do aniversário da cidade e início da Expopar 2019 (Exposição Agropecuária de Paranaíba), na manhã de domingo (30). O caso ocorreu próximo a Praça da República, onde também ocorria uma exposição de carros antigos, no centro da cidade. O fato foi confirmado por vereadores que estavam no local, além de populares.

De acordo com informações dos membros do Legislativo, que também se faziam presentes, além de populares, a ação do ex-prefeito, que quase culminou em agressão, teria sido contida pelo comandante do 13° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel  PM Gilberto Gilmar de Santana, que estava próximo ao local no momento. Centenas de pessoas presenciaram o fato.

Populares contaram ao JPNEWS que o ex-prefeito Tita caminhava em meio aos participantes e cumprimentava expectadores do evento, quando ao se deparar com o ex-prefeito Zé Braquiara, teria estendido a mão para cumprimentá-lo, momento em que Braquiara teria empurrado o adversário político. Próximo ao local, o tenente-coronel impediu o progresso da confusão, exigindo “respeito aos populares que se encontravam no local e à sua presença enquanto comandante do 13° Batalhão de Polícia Militar”.

Após os ânimos se acalmarem, Braquiara teria pedido desculpas ao comandante do 13° Batalhão, informou um representante da PM.

Os ex-chefes do Executivo municipal acompanhavam a Cavalgada 2019, evento que reúne diversas comitivas e famílias nas ruas por onde passam animais, carros, madrinha, princesas e rainha da Expopar, marcando o início das festividades em comemoração ao aniversário da cidade.