O ex-vereador e ex-secretário estadual Fausto Matto Grosso morreu na madrugada desta quarta-feira (1º) em Campo Grande. Marcado como um dos nomes mais atuantes na militância de esquerda em Mato Grosso do Sul, Fausto tinha 73 anos e a causa da morte não foi revelada.
Nascido no Paraná, Fausto era professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), sendo formado em engenharia civil. Na política, iniciou sua atuação como filiado ao Partido Comunista Brasileiro, onde permaneceu até o fim – a sigla trocou de nome, migrando para PPS e agora, por último, adotou a denominação Cidadania.
A última atuação pública de Matto Grosso aconteceu em 2012, quando fez parte da comissão de transição entre as gestões de Nelsinho Trad (então MDB) e Alcides Bernal (PP) na prefeitura de Campo Grande. Antes, de 1983 a 1988, foi vereador na cidade.
Durante o governo de José Orcírio Miranda do Santos, o Zeca do PT, ele ocupou o cargo de secretário de Estado de Planejamento e também de secretário de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul. Com Lula presidente, ele teve cadeira no Ministério da Integração Nacional, onde foi o responsável pelo setor que cuidava da região Centro-Oeste.