A história do Estado acompanhada de importantes acontecimentos mundiais passou diante dos olhos de quem esteve no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, no final da tarde deste domingo, 1º de janeiro, para assistir à posse dos Secretários de Estado.
Definitivamente não foi uma solenidade de posse convencional. Foi um presente aos convidados. Uniu a tradição, a modernidade sob diferentes ritmos e gerações para contar um pouco da história, cultura e também das personalidades que levaram o nome de Mato Grosso do Sul além das fronteiras do estado.
"O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído", dizia a mensagem de abertura projetada em um grande telão sobre o palco que prendeu a atenção de todos com imagens históricas não só de Mato Grosso do Sul, mas também do país e do mundo.
O passeio virtual pelas memórias das últimas décadas começou pelo dia 11 de outubro de 1977, data de criação de MS. Fatos que marcaram a política, a ciência, o esporte, a cultura e a economia. Também tiveram destaque algumas das personalidades que ajudaram a construir a história de Mato Grosso do Sul.
O roteiro da cerimônia de posse dos 11 secretários de Estado deixou a mensagem que o novo governo do Estado se propõe a resgatar: a promessa dos pioneiros da década de 60, dos divisionistas que, na época, idealizavam um "Estado modelo, moderno e plural". Entre eles, estava Sebastião Alves Corrêa, o Tatão, avô de Riedel, lembrado em foto durante a cerimônia na companhia do ex-governador Pedro Pedrossian.
Riedel, ao final do discurso, já bastante emocionado, agradeceu o apoio da família e dedicou o momento ao avô, que na década de 50 foi prefeito do município de Maracaju. O governador encerrou a solenidade enfatizando o conceito que levará para a gestão: "Fazer bem feito, pra fazer dar certo. E pra fazer dar certo só tem um jeito: vamos caminhar juntos com esse Mato Grosso do Sul que se renova hoje, aqui e agora, com a energia de todos e as benção de Dom Dimas", se referindo ao arcebisbo de Campo Grande presente na solenidade.
NOVOS SECRETÁRIOS DE MS
Pedro Caravina (Secretaria de Governo – Segov); Eduardo Rocha (Secretaria da Casa Civil); Hélio Peluffo (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – Seilog), Flávio César Mendes de Oliveira (Secretaria de Fazenda – Sefaz); Ana Carolina Araujo Nardes (Secretaria de Administração e Desburocratização – SAD); Maurício Simões Corrêa (Secretaria de Estado de Saúde – SES); Carlos Videira (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp); Jaime Verruck (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação – Semadesc).
Também foram empossados neste domingo os titulares da PGE (Procuradoria-Geral de Estado), Ana Carolina Ali Garcia; CGE (Controladoria Geral do Estado), Carlos Eduardo Girão; e do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), Eliane Detoni.
Veja fotos do evento sob olhar de Duda Schindler, Gerson Wassouf e Saul Schramm: