Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Feirantes pedem cedência de área para reestruturação de Feira Livre

Prefeita disse ser favorável ao pedido dos membros da Associação dos Feirantes de Três Lagoas

Intenção dos membros da associação é reestruturar a Feira Livre atrás da avenida onde atualmente é realizada - Divulgação
Intenção dos membros da associação é reestruturar a Feira Livre atrás da avenida onde atualmente é realizada - Divulgação

Representantes da Associação dos Feirantes de Três Lagoas estiveram reunidos com a prefeita Marcia Moura, na manhã desta quarta-feira, 25, em seu gabinete. Na oportunidade a categoria solicitou a reserva de cedência de uma área para a futura reestruturação da Feira Livre no Município. 

PEDIDO

Atualmente os feirantes estão instalados na avenida Rosário Congro (pista nº par), no trecho entre o acesso principal à empresa Citocal, que segue na intersecção com a rua Elviro Mário Mancini até a intersecção com a avenida Eloy Chaves. A intenção dos membros da associação é reestruturar a Feira Livre atrás da avenida onde atualmente é realizada, no terreno que pertence à União e futuramente será do Município.

A prefeita disse ser favorável ao pedido dos representantes da feira com a futura cedência desta área e na oportunidade sugeriu que a Prefeitura doasse a elaboração do projeto para a reestruturação, pois assim, seria uma medida de padronizá-lo dentro das normas do Corpo de Bombeiros e demais exigências das leis. “A área atualmente ainda não pertence ao Município e assim que for repassada estará garantida aos feirantes. Além disso, a Prefeitura via secretaria de Planejamento, deverá auxiliar na elaboração do projeto para implantação da Feira Livre e doá-la para associação”, disse.

Em contrapartida, os membros da Associação dos Feirantes de Três Lagoas se comprometeram ser responsáveis em buscar recursos para realizarem futuramente a reestruturação da Feira Livre. “Nesta primeira fase viemos solicitar a reserva desta área e depois desta etapa devemos ir atrás de parcerias para aplicar os recursos neste projeto. Vemos que atualmente há uma necessidade de modernizar o espaço e também estaríamos fazendo a adequação para sustentabilidade ambiental e acessibilidade para a população”, disse Edilson, que apresentou um escopo do projeto à prefeita e os secretários presentes.

A Associação dos Feirantes foi criada no final de setembro de 2009 e na época, a prefeita Marcia Moura era secretária de Desenvolvimento Econômico. “Nós sabemos que a prefeita foi a mãe da feira e tínhamos certeza que ela nos daria respaldo em nosso pedido”, disse o presidente da associação, Valdenir.

FEIRA

Atualmente, a associação conta com 194 feirantes. A Feira Livre é mantida pela Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As feiras acontecem nas segundas-feiras e quartas-feiras, no período noturno e sábado pela manhã.

Estiveram presentes na reunião os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra; de Planejamento e Gestão e de Infraestrutura, Carmen Lúcia Ribeiro Goulart; o presidente da Associação Valdenir Gonzaga Dias (Caju) e o secretário da Associação Edilson Muray.