Representantes da Associação dos Feirantes de Três Lagoas estiveram reunidos com a prefeita Marcia Moura, na manhã desta quarta-feira, 25, em seu gabinete. Na oportunidade a categoria solicitou a reserva de cedência de uma área para a futura reestruturação da Feira Livre no Município.
PEDIDO
Atualmente os feirantes estão instalados na avenida Rosário Congro (pista nº par), no trecho entre o acesso principal à empresa Citocal, que segue na intersecção com a rua Elviro Mário Mancini até a intersecção com a avenida Eloy Chaves. A intenção dos membros da associação é reestruturar a Feira Livre atrás da avenida onde atualmente é realizada, no terreno que pertence à União e futuramente será do Município.
A prefeita disse ser favorável ao pedido dos representantes da feira com a futura cedência desta área e na oportunidade sugeriu que a Prefeitura doasse a elaboração do projeto para a reestruturação, pois assim, seria uma medida de padronizá-lo dentro das normas do Corpo de Bombeiros e demais exigências das leis. “A área atualmente ainda não pertence ao Município e assim que for repassada estará garantida aos feirantes. Além disso, a Prefeitura via secretaria de Planejamento, deverá auxiliar na elaboração do projeto para implantação da Feira Livre e doá-la para associação”, disse.
Em contrapartida, os membros da Associação dos Feirantes de Três Lagoas se comprometeram ser responsáveis em buscar recursos para realizarem futuramente a reestruturação da Feira Livre. “Nesta primeira fase viemos solicitar a reserva desta área e depois desta etapa devemos ir atrás de parcerias para aplicar os recursos neste projeto. Vemos que atualmente há uma necessidade de modernizar o espaço e também estaríamos fazendo a adequação para sustentabilidade ambiental e acessibilidade para a população”, disse Edilson, que apresentou um escopo do projeto à prefeita e os secretários presentes.
A Associação dos Feirantes foi criada no final de setembro de 2009 e na época, a prefeita Marcia Moura era secretária de Desenvolvimento Econômico. “Nós sabemos que a prefeita foi a mãe da feira e tínhamos certeza que ela nos daria respaldo em nosso pedido”, disse o presidente da associação, Valdenir.
FEIRA
Atualmente, a associação conta com 194 feirantes. A Feira Livre é mantida pela Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As feiras acontecem nas segundas-feiras e quartas-feiras, no período noturno e sábado pela manhã.
Estiveram presentes na reunião os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra; de Planejamento e Gestão e de Infraestrutura, Carmen Lúcia Ribeiro Goulart; o presidente da Associação Valdenir Gonzaga Dias (Caju) e o secretário da Associação Edilson Muray.