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Fiems destaca articulação para adiar obrigatoriedade do ponto eletrônico

As novas regras, estabelecem que o registro eletrônico de ponto em empresas com mais de dez empregados deve ser feito por equipamento que emite comprovantes

O presidente do CRT (Conselho Temático Permanente de Relações de Trabalho) da Fiems, Altair da Graça Cruz, destacou que a prorrogação do prazo para implantação do REP (Registro Eletrônico de Trabalho) para o dia 3 de outubro deste ano é resultado do empenho de sete confederações.
 
“As Confederações da Indústria, Comércio, Agricultura, Cooperativas, Instituições Financeiras, Transporte e Saúde trabalharam unidas junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para prorrogar o prazo, que chegaria ao fim nesta quinta-feira (1º/09)”, disse Altair da Graça. A medida prorrogando a data foi publicada nesta quinta-feira (1º/09) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), por meio da portaria 1752/11.
 
Ele acrescenta que as novas regras, estabelecem que o registro eletrônico de ponto em empresas com mais de dez empregados deve ser feito por equipamento que emite comprovantes de entrada e saída do funcionário. Na prática, a medida estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego proibia, por exemplo, o uso de computadores e de catracas na marcação do ponto dos trabalhadores.
 
“A prorrogação das novas regras do ponto eletrônico permite que as indústrias de Mato Grosso do Sul possam se adequar às exigências da Portaria nº 1.510, do Ministério do Trabalho e Emprego”, disse, salientando que o custo do novo registro eletrônico de ponto está muito elevado, o que penaliza muitos empresários. Além disso, os próprios trabalhadores estão encontrando dificuldades para assimilar as mudanças com o ponto eletrônico”, disse Atair Cruz.