Veículos de Comunicação

3

Governador abre encontro intersetorial das políticas públicas

Durante o encontro, os participantes irão debater o trabalho social em rede

O governador André Puccinelli abre, às 8h30, o I Encontro Intersetorial das Políticas Públicas Sociais de Mato Grosso do Sul. O governo promove o evento, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. O encontro acontece durante toda esta segunda-feira (15) na Escola de Saúde Pública (Av. Senador Filinto Muller, 1480). O objetivo é fortalecer e ampliar a integralidade das ações das políticas públicas destinadas à proteção, saúde, inclusão e promoção dos indivíduos.

Durante o encontro, os participantes irão debater o trabalho social em rede, um grande desafio para os profissionais vinculados às políticas públicas, gestores municipais, conselheiros pertencentes aos diferentes conselhos que respondem pela garantia dos direitos fundamentais do cidadão.  Participam do encontro as secretárias Beatriz Dobashi (Saúde), Nilene Badeca (Educação); e Tania Garib (Trabalho e Assistência Social), juntamente com representantes dos conselhos estaduais de Saúde (CES), de Educação (CEE) e de Assistência Social (Ceas); presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/MS), Norberto Fabri; coordenadora de Humanização dos Serviços de Saúde, Silvana Fontoura Dorneles; além de secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

O encontro apresentará os trabalhos desenvolvidos em rede pelo Estado, como os programas Vale Renda e Bolsa Família, que estabelecem condições para manutenção do benefício –  as famílias têm que garantir a permanência dos filhos na escola, realizar tarefas comunitárias, participar de qualificação profissional, e também recebem assistência médica.

As experiências intersetoriais serão expostas no período da tarde, por meio de painéis, com representantes da Setas, SES e SED. Antes disso, às 10h15, a secretária de Saúde, Beatriz Dobashi, fará apresentação da Política Estadual de Promoção de Qualidade de Vida, com ênfase para as ações intersetoriais, seguida de debates e encaminhamentos.

Às 16 horas, está previsto o lançamento da Política Estadual de Humanização dos Serviços de Saúde, construída em conjunto com gestores municipais, profissionais e colegiados. A proposta tem ênfase nas relações e nas práticas da atenção básica. O objetivo fundamental da Política de Humanização é o de aprimorar as relações entre profissionais, entre usuários e profissionais e entre hospital e comunidade, visando à melhoria da qualidade e a eficácia dos serviços prestados por estas instituições.