O governo do Estado, por meio da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), celebrou nesta manhã (15) a renovação de um convênio com três universidades privadas do Estado para levar o órgão estadual para mais perto da comunidade através de atendimentos realizados nas instituições de ensino superior. O convênio foi assinado pelo governador André Puccinelli, que recebeu os reitores Padre José Marinoni, da Universidade Católica Dom Bosco; Juliana Maria Silva de Rezende Valle, da Faculdade Estácio de Sá e o pró-reitor da Anhanguera Uniderp, Ivo Busato.
A assinatura dos convênios marca o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, lembrado nesta terça-feira. Para o superintendente do Procon no Estado, Lamartine Ribeiro, Mato Grosso do Sul tem motivos para comemorar a data uma vez que investimentos da administração estadual e parcerias fizeram triplicar o atendimento. “Entre 2006 e 2007 o Procon realizou cerca de 10 mil atendimentos. Hoje fechamos 2010 com aproximadamente 30 mil atendimentos, já estamos presentes em 23 municípios e continuamos ampliando em todo o Estado”, afirmou o superintendente durante a reunião.
Conforme Lamartine, a parceria renovada hoje com as universidades é determinante para o crescimento do Procon e a garantia de atendimento mais próximo à população. “O papel da universidade é fundamental, num primeiro aspecto para trazer ao Procon a qualidade técnica que a universidade primordialmente tem. Em um segundo momento para propiciar aos alunos das universidades que no Núcleo de Práticas Jurídicas eles exercitem não só a advocacia como também a presidência de uma audiência conciliatória, não só o atendimento mas também a conciliação”, ressaltou.
Com a parceria, ainda nas universidades os alunos de direito são orientados por professores a mediar a relação entre consumidor e empresa, além disso as instituições oferecem atendimento feito por funcionários do Procon para a comunidade.