Veículos de Comunicação

3

Governador assina decreto da etapa estadual da Conseg

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, a etapa estadual da Conseg acontece entre 15 e 17 de julho na Capital e é preparatória para Conferência Nacional, entre 27 e 30 de agosto, em Brasília (DF).

O governador André Puccinelli lançou hoje (31) a etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), com a assinatura do decreto que convoca a etapa estadual e também da resolução que cria e designa os membros da Comissão Organizadora Estadual (COE). “As conferências, com a participação da sociedade, têm a finalidade de elaborar uma política que atenda realmente a segurança pública para quem precisa dela: o cidadão”, afirma André.

         De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, a etapa estadual da Conseg acontece entre 15 e 17 de julho na Capital e é preparatória para Conferência Nacional, entre 27 e 30 de agosto, em Brasília (DF). “O Estado já vem trabalhando na construção dos sete eixos que serão debatidos durante a conferência, que irá mostrar o que a sociedade pensa da segurança”, avalia.

         Para o secretário, a iniciativa do governo Federal é importante para que sejam desenvolvidas ações mais eficientes para a sociedade. “É uma grande iniciativa que vem de encontro as ações do Estado no setor de segurança, que juntamente com a Educação e a Saúde são prioridades do governo”, ressalta.

O coordenador da Conseg no Estado e superintendente de Políticas de Segurança Pública, coronel Luiz Carlos Garcia Gomes, explica que todos os princípios e diretrizes debatidos durante a Conseg estadual serão levados a conferência nacional, com objetivo de que se tornem projetos de leis juntamente com outras propostas apresentadas pelos demais estados. “São propostas para que o Brasil consiga melhorar ou mudar o Sistema único de Segurança Pública”, conclui.

A participação no evento estadual será composta de 40% de representantes da sociedade civil, 30% de profissionais da segurança pública e outros 30% de dirigentes dos órgãos de segurança no Estado. Ao todo, da etapa estadual sairão 30 representantes de Mato Grosso do Sul para a Conseg: 17 da sociedade civil e 13 profissionais da segurança pública, além destes, mais 13 dirigentes indicados dos órgãos de segurança.

         Também participaram da solenidade, o assessor de mobilização da 1ª Conseg, Mateus Vtzig; os deputados estaduais Pedro Teruel, Zé Teixeira, Diogo Tita e Dione Hashioka; o vice-governador Murilo Zauith; o comandante da Polícia Militar, coronel Geraldo Garcia Orti; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Elias Ortiz; a defensora pública geral, Edna Regina Batista Nunes, além de representantes dos trabalhadores na Segurança Pública e de vários setores da sociedade civil, que farão parte da COE.