O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se reuniu nesta terça-feira (5) com a bancada federal de Mato Grosso do Sul para tratar de cinco emendas que devem ser apresentadas até esta quarta-feira, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A reunião contou com a presença dos deputados federais Carlos Marun (PMDB), Geraldo Resende (PSDB), Tereza Cristina (PSB), Dagoberto (PDT), Mandeta (DEM) e dos senadores Waldemir Moka (PMDB), coordenador da bancada federal, Simone Tebet (PMDB), e Pedro Chaves (PSC).
Ficou acertado que o grupo vai apresentar emendas na LDO com objetivo de viabilizar na Lei Orçamentária de 2017 recursos para a área de saúde, para as rodovias Sul-Fronteira e BR-419, para recuperação do Rio Taquari e para construção de ferrovias.
Para governador, a definição das emendas “mostra a sintonia entre o Estado e a bancada para direcionar os investimentos prioritários para o Estado”. Azambuja destacou que na área de saúde as ações vão permitir a reestruturação dos polos e dos hospitais regionais, principalmente de Três Lagoas e Dourados.
O coordenador da bancada, senador Waldemir Moka (PMDB) disse que, embora 2016 seja um ano mais difícil por causa da “da escassez de recursos federais, a participação do governador na escolha destas prioridades “dá um impulso” para que as emendas sejam viabilizadas. Destacou ainda a importância da bancada sul-mato-grossenses ter três parlamentares na Comissão Mista de Orçamento (CMO), que define o conteúdo da Lei Orçamentária de 2017.