O Vale Renda, principal programa social mantido pelo governo do Estado, receberá reajuste já nos próximos dias. A garantia é do governador André Puccinelli, que explicou durante entrevista coletiva ontem (18) a abrangência do aumento no repasse às famílias de baixa renda.
De acordo com o governador, o reajuste irá compensar as perdas com a inflação ao longo de todo o período de abrangência do benefício, entre janeiro de 2008 até os primeiros meses de 2009.
“Queremos repor as perdas com a inflação, para que as famílias de baixa renda que recebem o benefício tenham o mesmo poder de compra que possuíam no início de 2008. Para que se compre o mesmo que era comprado no ano passado, estimamos que o reajuste vá elevar o benefício para até R$ 130,00”, garantiu André.
Com pouco mais de um ano de atuação, o programa Vale Renda já alcançou a meta de conceder auxílio financeiro mensal a 50 mil famílias carentes em todo o Estado. O benefício é concedido através de um cartão bancário com depósito mensal de R$ 120,00, o que possibilita saques esporádicos e um melhor gerenciamento do dinheiro.
Um dos critérios de ingresso é que a família tenha renda per capita inferior ou igual a meio salário mínimo. É necessário também residir no Estado há pelo menos dois anos e não ser beneficiária de outro programa social do governo federal, estadual ou municipal, exceto quando o valor total dos benefícios recebidos for menor ou igual a meio salário mínimo ou haja a integração de programas sociais entre as três esferas de governo.
De acordo o governador André Puccinelli, o Vale Renda não é uma transferência gratuita de valores. Entre as contrapartidas para participar do programa está a obrigatoriedade da alfabetização de jovens e adultos e das crianças em passar de ano na escola. “É um estímulo para que a pessoa possa vencer na vida, sair do Vale Renda para obter um emprego”, explicou o governador.
3