O governador André Puccinelli participa hoje (7) de uma reunião organizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para orientar representantes dos municípios sobre os procedimentos corretos a serem tomados para decretar situação de emergência devido a forte estiagem pela qual passam as cidades da região sul do Estado. O encontro será a partir das 9h30, na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, que fica na rua Itajaí, 2.860, em Campo Grande.
“A pedido do governador a Coordenadoria de Defesa Civil elaborou uma cartilha explicando passo a passo para os municípios quais são os procedimentos para decretar situação de emergência de acordo com as normas do Ministério da Integração Nacional”, diz o coronel Ociel Ortiz Elias, chefe da Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros no estado.
De acordo com o coronel Ociel, a reunião é específica para casos de estiagem e é voltada principalmente para os municípios que enfrentam sérios problemas com a safra de grãos por causa da falta de chuva.
O chefe da Defesa Civil explica que há uma série de normas impostas pelo Ministério da Integração Nacional para que seja decretada situação de emergência, por isso é importante esse esclarecimento, assim todos os procedimentos serão tomados corretamente pela prefeitura e encaminhados para a Defesa Civil onde toda a documentação será avaliada e, caso seja aprovada, será encaminhada ao governador para homologação do pedido.