O Ministério de Infraestrutura autorizou a ordem de serviço para a construção do contorno rodoviário de Três Lagoas, que vai desviar o tráfego de veículos pesados da avenida Ranulpho Marques Leal, trecho urbano da BR-262.
A obra que prevê investimentos de R$ 157,3 milhões na BR-158 e BR-262 foi assinada nesta quarta-feira (8) pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, com a presença do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho. A ex- ministra da Agricultura, deputada federal, Tereza Cristina (PP/MS), participou da ordem de serviço.
Inicialmente o Dnit havia anunciado que o ministro viria à Três Lagoas para autorizar a obra, mas a assinatura ocorreu em Brasília. “Essa ordem de serviço vai melhorar a vida do caminhoneiro, do agricultor do cidadão e desenvolver a infraestrutura do Estado. É mais segurança e trafegabilidade para todos”, afirmou o ministro da Infraestrutura.
De acordo com o Ministério de Infraestrutura, as obras em 26,46 quilômetros de rodovias vão permitir a diminuição do fluxo viário de cargas e passageiros, bem como ampliar a competitividade para os produtores de grãos da região. Executadas pelo DNIT, as intervenções propiciam o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso do Sul até os portos de Santos e Paranaguá.
Os serviços incluem a implementação de pista dupla, sinalização vertical e horizontal, serviços de drenagem e pavimentação e construção de oito viadutos sobre a rua Trajano dos Santos, sobre a linha férrea, sobre a BR-262, sobre a BR-158, viaduto sobre a vicinal, ponte sobre o Córrego da Onça e viaduto sobre a rua Jupiá e linha férrea.
O projeto foi desenhado para melhorar a infraestrutura rodoviária local, interligando a BR-158, na saída para Brasilândia e Selvíria, e a BR-262, em Campo Grande.
A rodovia BR-262/MS estende desde a divisa com o Estado de São Paulo até Corumbá, na fronteira do Brasil com a Bolívia. A rodovia é um importante corredor rodoviário, pois propicia o escoamento da produção agrícola do Estado do Mato Grosso do Sul até os portos de Santos e Paranaguá. A BR-262 é a principal ligação entre Campo Grande e as regiões Sul e Sudeste do País. Já a BR-158/MS é fundamental para escoamento de produtos da agropecuária do Estado.