Veículos de Comunicação

3

Governo quer fortalecer aviação regional e a indústria aérea

Lula afirmou ontem que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, prepara uma proposta e que já marcou reunião com a Anac

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que um plano de aviação regional pode ajudar a socorrer a Embraer, fabricante de aviões que demitiu 4.200 funcionários por perder encomendas devido à crise financeira mundial.

Lula afirmou ontem que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, prepara uma proposta e que já marcou reunião com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para discutir o assunto. “Acho que está na hora da gente fazer uma aviação regional forte. Isso pode ser uma ajuda muito grande para a indústria”, afirmou.

O presidente também informou que conversou hoje, por telefone, com o presidente do Conselho de Administração da Embraer, Maurício Botelho, que iria repassar as sugestões de Lula ao presidente da empresa, Frederico Curado.

O presidente revelou que determinou recursos para um projeto que prevê a construção, pela Embraer, de um avião de carga para substituir os antigos Hércules, usados pela Força Aérea Brasileira (FAB), mas que a FAB não fará encomendas além de suas necessidades. “A Força Aérea não pode encomendar mais do que a gente precisa. Também não vamos comprar avião para não ter o que fazer”, disse.

Lula deu as declarações em entrevista após reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).