Após episódios nacionais de violência em escolas, o Governo de Mato Grosso do Sul vai lançar pacote de ações para promover e aperfeiçoar a segurança nas unidades da Rede Estadual de Ensino (REE). O planejamento está sendo traçado pelo governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB), e deve ser anunciado à população na próxima semana.
Uma das ações é desenvolvida por meio do Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas (Nuppae), que atua em 22 escolas de seis municípios. O programa foi iniciado em maio de 2022, com orientações, treinamentos, formações e palestras nas unidades, envolvendo mais de 1 mil profissionais.
“Estamos buscando um ambiente cada vez mais seguro para os nossos alunos e professores”, afirma o governador Eduardo Riedel (PSDB).
Outras ações voltadas a manter a segurança nas unidades da Rede Estadual de Ensino e garantir proteção à comunidade escolar de Mato Grosso do Sul já estão em efetivo funcionamento. Ainda esse mês, chegará a 290 o número de escolas monitoradas em tempo real por meio de câmeras e sistema eletrônico de vigilância. Além disso, a Polícia Militar mantém o programa “Escola Segura, Família Forte”, que atende 128 escolas da REE e da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande.