A nomeação do ex-presidente Lula como ministro- chefe da Casa Civil virou uma verdadeira guerra de liminares. Na tarde desta sexta-feira, o vice-presidente do Tribunal Regional Federal, o desembargador Reis Fride, no exercício da presidência, decidiu suspender liminar da primeira instância do Rio de Janeiro, que impedia a posse do recém-nomeado ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República. A decisão foi proferida em pedido apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU).
Entretanto, no início desta noite, uma nova liminar volta a suspender posse de Lula na Casa Civil. A primeira instância da Justiça Federal em Assis (SP) suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil. A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou que vai recorrer. A posse tem sido alvo de uma guerra de liminares.
No início da noite desta quinta-feira, no entanto, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Cândido Ribeiro, já havia derrubado a decisão do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, que também havia suspendido a posse do ex-presidente Lula.
Em meio a toda essa polêmica, diversas manifestações estão ocorrendo em todo o país contra o governo federal, inclusive em Três Lagoas.