Pesquisa do Ibope encomendada pela TV Morena,divulgada ontem, aponta empate técnico entre Reinaldo Azambuja (PSDB) e Delcídio do Amaral (PT). De acordo com o levantamento, Azambuja tem 46% da preferência do eleitorado, contra 45% do candidato petista.
Considerando a margem de erros de três pontos percentuais, Reinaldo tem entre 43% a 49%, enquanto que Delcídio pode ter entre 42% a 48%. Na pesquisa divulgada na semana passada pelo Ibope, Reinaldo tinha 46% e Delcídio 44%. O tucano permaneceu com o mesmo percentual, quanto que o petista teve um aumento de 1% na preferência do eleitorado em uma semana.
Votos brancos e nulos somam 4%, conforme pesquisa divulgada ontem. No levantamento da semana passada, eram 7%. Já o número de eleitores que não sabem em que vão votar ou não responderam, aumentou de 3% para 5%. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.
Levando em consideração apenas os votos válidos, em que são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição, Reinaldo teria 51% e Delcídio 49%.
O Ibope ouviu 812 eleitores em 32 cidades do Mato Grosso do Sul, entre os dias 17 e 19 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número MS-0072/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01135/2014.
PRESIDÊNCIA
Já no segundo turno para presidente, pesquisa CNT/MDA, também divulgada ontem, pela Confederação Nacional dos Transportes aponta empate técnico entre a candidata do PT, Dilma Rousseff e o candidato do PSDB, Aécio Neves. As eleições de segundo turno que acontece no próximo domingo, dia 26.
De acordo com o levantamento, na pesquisa espontânea, Dilma tem 43,8% da preferência do eleitorado, enquanto Aécio aparece com 42,1%. Já na pesquisa estimulada, a petista tem 45,5% e o tucano 44,5%.
Segundo o levantamento, Dilma tem 50,5% dos votos válidos, contra 49,5% de Aécio. Nesta análise, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição
Em relação à rejeição, 41% dos entrevistados disseram que jamais votariam no candidato do PSDB, enquanto que 40,7% não escolheriam Dilma para continuar governando o país. Ainda de acordo com o levantamento, 64,8% dos entrevistados assistiram o horário eleitoral neste segundo turno e 34,5% não.
O candidato do PSDB foi considerado melhor durante o horário eleitoral por 47,4% dos entrevistados, e 38% acham que Dilma saiu-se melhor. De acordo com o levantamento, 46,7% dos entrevistados acreditam que Aécio vai vencer as eleições e 42,5% acham que Dilma será reeleita.
A Pesquisa CNT/MDA foi realizada 18 e 19 de outubro e ouviu 2.002 pessoas em 137 municípios do país. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número BR – 01139/2014.