Os pré-candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) aparecem empatados com 37% das intenções de voto na pesquisa Ibope divulgada neste sábado (5), encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo. Com 9% da preferência do eleitorado, Marina Silva, pré-candidata do PV, aparece isolada na terceira colocação.
O levantamento foi o primeiro realizado após as aparições dos presidenciáveis em propagandas partidárias em rede nacional de TV e de rádio, em maio passado. Em relação ao último levantamento feito pelo Ibope em abril, Dilma subiu cinco pontos porcentuais e Serra caiu três.
De acordo com o jornal, o empate persiste em um eventual segundo turno, sendo que Serra e Dilma aparecem com 42% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, o placar era de 46%, para o tucano, a 37%, para a petista.
Já em relação ao índice de rejeição, o ex-governador de São Paulo aparece à frente da adversária, com 24% dos entrevistados afirmando que não votariam de jeito nenhum em Serra, e 19% descartando votar em Dilma.