Levantamento sobre as intenções de voto do eleitor sul-mato-grossense realizado pelo Instituto de Pesquisa Pontual (IPP), entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro, e divulgado nesta quinta-feira (8), revela que o candidato à presidência da República pelo PL, Jair Bolsonaro, aparece na liderança com ampla vantagem sobre o candidato do PT, Lula.
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados ao eleitor os nomes dos candidatos, Bolsonaro aparece com 46,71% das intenções de voto. Lula tem 33,17%. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
As candidatas que representam o estado de Mato Grosso do Sul na corrida à presidência estão bem distantes dos primeiros colocados. Simone Tebet (MDB) tem a preferência de 7,07% do eleitorado. Já Soraya Tronicke (União Brasil) não atingiu um por cento das intenções de voto (0,37%).
Os votos brancos somaram 2,20% e os eleitores indecisos ou que não responderam à pesquisa representaram 4,76% do total entrevistado.
Municípios Pesquisados
A amostra de eleitores entrevistados é referente aos municípios de Mato Grosso do Sul que reúnem o maior número de eleitores em Mato Grosso do Sul conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral, o que representa um universo de 1.338.981 eleitores.
O levantamento foi realizado em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Aquidauana, Nova Andradina, Sidrolândia, Paranaíba, Maracaju, Amambai, Coxim, Rio Brilhante e Costa Rica.
Metodologia e perfil dos entrevistados
A pesquisa do IPP foi realizada por meio de entrevistas pessoais e domiciliares, face a face, com 820 eleitores maiores de 16 anos de idade, sendo a maioria do sexo feminino (53,24%).
Sobre o grau de escolaridade, quase a metade (49,53%) dos entrevistados concluiu o Ensino Médio, tem Superior incompleto ou Superior Completo.
A maioria dos eleitores ouvidos pelo IPP em Mato Grosso do Sul (56,54%) disse ter renda familiar entre 2 e 10 salários mínimos. Outros 11,37% declararam ter renda familiar acima de 10 salários mínimos. Entre 1 e 2 salários mínimos estão 19,47% dos eleitores que participaram do levantamento.
Os dados utilizados para definição e seleção da amostra a ser pesquisada foram baseados nos dados oficiais do TRE/MS de 31/07/2022, IBGE-Censo 2010 e PLANURB -PMCG.