A Justiça de Aquidauana atendeu pedido de execução provisória de pena feito pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio dos promotores de Justiça José Maurício de Albuquerque e Antenor Ferreira de Rezende Neto, e determinou a prisão deRaul Martines Freixes, ex-prefeito da cidade, e do ex-secretário de Fazenda, Carlos Augusto Paim Mendes.
Uma equipe da Polícia Militar de Campo Grande tentou cumprir os mandatos de prisão nesta segunda-feira (11), mas Freixes teria passado mal e estava uma unidade de pronto atendimento médico, onde permaneceu sob observação. Mendes foi preso em casa.
As prisões são em decorrência de uma ação penal movida pelo Ministério Público, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social de Aquidauana, por prática do crime de apropriação indébita de verba pública. Um cheque de R$ 100 mil, da prefeitura, teria sido depositado na conta de Freixe, com consentimento de Mendes, dezembro de 2000.
Poucos dias antes do encerramento do mandato, Freixes teria se apropriado de mais R$ 15 mil da prefeitura por meio de uma nota de empenho fraudada.
Freixes foi condenado à pena de 11 anos de reclusão, em regime inicial fechado e com direitos políticos cassadas por 10 anos. Mendes foi peogu cinco anos e meio de reclusão, em regime inicial semiaberto e sem direitos políticos por cinco anos.
O ex-prefeito foi levado para o presídio de Campo Grande nesta terça-feira.