O cadastro biométrico em Três Lagoas foi retomado nesta semana, e se estenderá até 8 de outubro deste ano. Nas eleições do ano que vem, o processo de votação será biométrico em Três Lagoas.
Dos 78 mil eleitores de Três Lagoas, restam ainda 52 mil para fazer a biometria. Segundo a chefe do Cartório da 9ª Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso, a procura por parte dos eleitores está tranquila, por enquanto, sem tumulto e filas.
Para atender essa demanda, o Cartório Eleitoral aumentou o número de funcionários, por meio de uma parceria com a prefeitura e a Câmara.
OBRIGATÓRIO
Vanessa destaca que o cadastramento biométrico é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor. Segundo a Justiça Eleitoral, esse é um procedimento necessário para que a população vote na nova geração de urnas, as quais reconhecem o eleitor através de sua impressão digital, facilitando sua identificação e diminuindo o tempo gasto no dia da votação.
Ainda segundo avaliação técnica da Justiça Eleitoral, a biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.